Doxxing: conheça novo golpe que está sendo aplicado no México
Divulgado no site Resto of World uma denúncia sobre alguns golpes que têm sido aplicados pelos aplicativos de empréstimos fraudulentos no México.
Foi divulgada no site Resto of World denúncia sobre alguns golpes que têm sido aplicados por aplicativos de empréstimos fraudulentos no México. A prática, que ficou conhecida como doxxing, consiste em divulgar na internet informações que são confidenciais de seus contratantes, que pode acabar chegando à divulgação de fotos pornográficas e editadas com os rostos de quem possui dívidas.
Para tentar mostrar como essa fraude funciona, usamos como exemplo o caso de uma mulher que se identifica como Maria, que após não conseguir os empréstimos nos bancos normais, teve que recorrer ao Aplicativo SolPeso, que exigiu a apresentação de dados do telefone, incluindo a sua lista de contatos. Além de ter pago menos que o valor contratado, o aplicativo também exigiu a liquidação antecipada do empréstimo. Assim, Maria acabou recorrendo a outros aplicativos para tentar refinanciar a dívida inicial, como Rápikrédito, Super Peso, LoanLaLa, Money Flash e iFectivo. Esse último mencionado chegou até enviar aos seus contatos, incluindo sua filha de 13 anos, uma foto de uma mulher nua com seu rosto editado, dizendo que a cliente estava se prostituindo para poder pagar as dívidas.
Conforme informações da CONDUSEF, a plataforma oficial do governo mexicano para as fraudes que envolvem finanças, atuam no país cerca de 94 aplicativos de empréstimos listados como prováveis praticantes do doxxing em diversas áreas de departamentos de polícia cibernética. De todos os disponíveis, 35 deles podem ser encontrados na Play Store do Google, loja de aplicativos para o sistema Android, que conta com 80,87% dos dispositivos móveis do país.
Comentários estão fechados.