Dreamix: ferramenta do Google usa IA para criar e editar vídeos

Para editar vídeos ou criá-los do zero, a inteligência artificial captura o material fonte e passa pelo modelo de difusão.

O Dreamix é um editor de vídeo que utiliza inteligência artificial (IA) para modificar conteúdos já existentes ou para gerar novos vídeos a partir de uma única imagem inicial. Com ele, é possível que criadores pensem em outras formas de testar as suas ideias, experimentando novas linhas de movimentos e ações. Apesar de a novidade ser muito interessante, tudo indica que o Google não tem intenção de lançar a tecnologia para o público.

Google faz testes em ferramenta nova

O objetivo do Dreamix é utilizar os textos para gerar imagens, buscando chegar o mais próximo possível da necessidade de quem utiliza. A ferramenta permite criar vídeos a partir de uma imagem ou de um vídeo já pronto.

Em resumo, basta escrever o que quer que aconteça, pois a IA fará o trabalho.

Entenda como funciona na prática

Para editar os vídeos ou criá-los do zero, a inteligência captura o material fonte e passa tudo pelo modelo de difusão. Em seguida, utiliza as palavras para dar vida ao produto final. Quer um exemplo? Imagine que você pegou uma foto e pediu para a IA produzir um vídeo que contém “uma baleia embaixo d’água e uma tartaruga marinha com um tubarão se aproximando por trás”.

O resultado será feito conforme solicitado. 

Este novo produto ainda está em fase de testes, mas já apresenta sinais de avanços interessantes. Tudo isso surgiu a partir de uma parceria entre a gigante de buscas e a Universidade Hebraica de Jerusalém. De acordo com o Google, o Dreamix é o primeiro método baseado em difusão que é “capaz de realizar movimento baseado em texto e em edição de aparência de vídeos em geral”.

A companhia explicou de um jeito mais simplificado como a IA opera durante as etapas de edição:

“Primeiramente, transformamos a imagem em um vídeo bruto por operações simples de processamento, como replicação e projeções geométricas em perspectiva, e depois usamos nosso editor de vídeo geral para animá-la.”

A péssima novidade é que os usuários comuns irão demorar para utilizar essa tecnologia tão curiosa. O Google está somente testando a tecnologia para, a partir dela, criar produtos futuros.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.