Dunas de areia circulares estranhas são descobertas em Marte pela Nasa
Foram descobertas pela Nasa dunas de areias quase perfeitas no Planeta Vermelho.
A NASA divulgou recentemente um relatório sobre a descoberta de dunas de areia circulares quase perfeitas na superfície de Marte. Embora as dunas de areia de vários formatos e tamanhos sejam comuns no planeta vermelho, essas novas formações são consideradas atípicas e intrigantes.
A imagem das dunas de areia circulares foi capturada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) em novembro do ano passado.
Localizadas em uma região ao redor de dunas irregulares próximas a uma cratera em Utopia Planitia, no hemisfério norte de Marte, as dunas são estranhamente quase perfeitamente circulares, mas ainda ligeiramente assimétricas, com faces de deslizamento íngremes nas extremidades sul.
A diversidade de forma e textura na superfície de Marte
A diversidade de formas e texturas na superfície de Marte sempre chamou a atenção dos cientistas. As imagens das dunas circulares são parte de um projeto que monitora como o fim do inverno influencia as diferentes formações no planeta.
Um geologista planetário da Universidade do Arizona, que participou da pesquisa, explicou que as áreas íngremes nas extremidades sul das dunas circulares indicam que esses montes foram formados pelos ventos que geralmente se movem para o sul nessa época.
A nave que capturou as imagens
As imagens foram capturadas pela câmera colorida HiRISE da nave espacial MRO da NASA, que está em órbita ao redor de Marte desde 2006. Além de estudar a atmosfera e a topografia do planeta vermelho, a MRO também serve como uma importante estação de retransmissão para várias missões marcianas.
Essa descoberta é um exemplo de como a exploração espacial e a pesquisa científica em Marte continuam a nos surpreender.
As dunas de areia circulares atípicas em Marte são mais um enigma para os cientistas resolverem enquanto buscam compreender a história geológica do planeta vermelho e suas possibilidades futuras de exploração e colonização.
Comentários estão fechados.