Quais idiomas dominaram o Duolingo em 2023? Veja os 10 mais estudados!
O relatório sobre o alcance dos três primeiros meses foi capaz de surpreender. Inclusive, os usuários se interessaram mais pelo português.
No relatório especial de 2023 sobre o estudo de idiomas no Duolingo, foram reveladas algumas tendências surpreendentes. Destaca-se o notável aumento do interesse dos usuários pela língua portuguesa, enquanto o russo deixou de figurar entre os dez idiomas mais estudados.
O inglês continua liderando com folga como a língua mais popular entre os estudantes do Duolingo. Em segundo lugar, encontra-se o espanhol, seguido pelo francês e o alemão. O idioma japonês encerra o top 5 de línguas mais estudadas na plataforma.
Relatório do Duolingo revela surpresas para 2023
De acordo com o Duolingo, o aumento do interesse pelo português se deve às viagens de estrangeiros que vão para Portugal ou escolhem o Brasil. O fim do afastamento social, gerado pela pandemia, também aumenta o interesse por viagens internacionais.
Isso, possivelmente, levou a um maior interesse em aprender o idioma como forma de se preparar para interações comerciais e culturais nesses países.
No ano passado houve um aumento de 500% no número de turistas internacionais visitando o Brasil em comparação com o ano de 2021.
Coincidentemente, esse aumento também foi observado pela companhia aérea de Portugal, o que comprova as estatísticas indicadas pelo Duolingo.
Outra surpresa ficou com a ausência do idioma russo na listagem. O idioma possui cerca de 282 milhões de falantes mundialmente e estava entre as 10 principais busca desde 2015, quando o Duolingo foi lançado.
Neste ano, o russo caiu para a 11ª posição e é a primeira vez que isso acontece. De acordo com a plataforma, essa queda pode ser atribuída a guerra que teve início em 2022 da Rússia contra a Ucrânia.
Confira a listagem completa divulgada pelo Duolingo:
- Inglês;
- Espanhol;
- Francês;
- Alemão;
- Japonês;
- Italiano;
- Coreano;
- Português;
- Chinês;
- Hindi.
Comentários estão fechados.