Duolingo divulga ranking de idiomas mais buscados em 2023 com português no top 10

O ranking é baseado nas tendências demonstradas pelos próprios usuários da plataforma, que é especializada no ensino de idiomas.

Nesta segunda, dia 4 de dezembro, a plataforma para estudo de idiomas Duolingo apresentou o seu Relatório Global de Idiomas, revelando as transformações nos principais dez idiomas estudados em todo o mundo.

A análise deste relatório investiga as mais recentes tendências no estudo de idiomas, fundamentada em dados provenientes de milhões de estudantes que usam o Duolingo, segundo informações levantadas pela própria empresa.

De acordo com a plataforma do passarinho verde, os dados, que foram compilados entre 1º de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023, demonstram como o entusiasmo e o interesse dos alunos tiveram impacto nas dez línguas mais difundidas mundialmente.

Os idiomas que estão “na moda” em 2023

(Imagem: divulgação)

A primeira informação interessante contida no levantamento e no ranking de preferências do Duolingo é a presença do português entre os 10 idiomas mais procurados do mundo.

Segundo a plataforma, o idioma oficial do Brasil desbancou o russo, que estava na décima posição de preferência e agora é buscado por quem deseja se preparar para viagens, estudar para apresentação de trabalhos acadêmicos, etc.

Por outro lado, o inglês segue sendo o idioma mais popular do planeta, mantendo-se impoluto como primeiro mais buscado no Duolingo por diversos motivos diferentes, sobretudo de cunho educacional e profissional.

Os Doramas e o k-pop estão fazendo efeito

(Imagem: divulgação)

Para a surpresa de muitos, o idioma coreano teve um grande salto na preferência de muitos internautas, chegando a ser o sexto idioma mais buscado no Duolingo em 2023.

De acordo com Cindy Blanco, cientista sênior de aprendizagem e editora-chefe de conteúdo de aprendizagem do Duolingo, esse movimento se deve ao intercâmbio cultural e à popularização da cultura sul-coreana no Brasil.

Por aqui, as novelas populares da Coreia do Sul, os famosos Doramas, estão em alta nas opções de entretenimento, bem como o k-pop, a música popular sul-coreana.

“Os idiomas são uma ponte entre culturas. Vemos tendências culturais refletidas nos dados de nossos 74 milhões de alunos mensais em todo o mundo. Por exemplo, vimos o interesse no entretenimento coreano, como K-Pop e K-dramas, aumentar recentemente e isso se reflete nos dados do Duolingo. Podemos ver claramente a crescente procura pelo estudo da língua coreana, especialmente por parte dos alunos mais jovens.”, disse Cindy.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.