Espécie de pássaro que acreditava estar extinta reaparece após 24 anos

Uma expedição em Madagascar encontrou três pássaros da espécie Bernieria tenebrosa, que não era vista há 24 anos

Dusky Tetraka, cientificamente conhecida como Bernieria tenebrosa, é uma espécie de pássaro tida como extinta até ser reencontrada em Madagascar. Durante uma expedição nas florestas desse país africano, um grupo localizou três espécimes desse pássaro que não era visto há mais de 24 anos. Essa espécie sofre com a perda de seu habitat natural e agora só pode ser encontrada nas florestas de Madagascar. Saiba mais sobre o caso:

Pássaro considerado extinto é encontrado em Madagascar

Uma espécie rara e considerada extinta de pássaro foi vista em Madagascar. O encontro ocorreu nas margens de córregos em montanhas de uma floresta na pequena ilha africana. Segundo especialistas, essa espécie só era encontrada no solo de florestas, mas a descoberta revela características sobre esses pássaros.

Foto: JOHN C. MITTERMEIER

A espécie em questão é um Bernieria tenebrosa, um pássaro de cor verde-oliva e com garganta amarela, super rara e procurada por biólogos. Sua raridade é tanta que foi incluída à lista dos “10 mais procurados” da Search Lost Birds, uma parceria que busca espécies raras de pássaros desde 2021.

Expedições de instituição de caridade

Os pássaros foram encontrados durante expedições de uma instituição de caridade, The Peregrine Fund. Nela, os membros da expedição encontraram 3 pássaros Dusky Tetraka próximos a mata das montanhas, local em que há florestas remanescentes.

Inicialmente, encontraram um animal próximo a um riacho que fica na Península de Masoala. Os membros utilizaram uma rede de neblina e uma armadilha de malha fina para capturar os animais. Eles relatam fiscalizar as redes frequentemente para que nenhum animal fique preso ou se machuque.

Um dos membros, John Mittermeier, relata ter observado dois pássaros na mata próxima ao riacho no alto das montanhas. Em suas palavras: “É um momento tremendamente emocionante – estar procurando por algo por tanto tempo e aí está”, “Depois parecia um sonho.”
Outra participante do instituto, Lily-Arison Rene, diz que reencontrar essa espécie é mais um indicativo importante sobre a necessidade de preservar o bioma local.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.