É com G ou J? 6 palavras que causam confusão na hora da escrita
Entenda como essas palavras são escritas e nunca mais comete erros ortográficos comuns.
O português tem fama de ser um idioma bonito, porém bastante complexo, tanto falado quanto escrito, e mesmo para os nativos, pode gerar diversas dúvidas quanto a forma que algumas palavras são compostas.
Uma das razões para que isso aconteça é a sonoridade de certas palavras que pode confundir a construção de sua escrita. Assim, não é difícil entender por que algumas palavras com “J” e “G”, assim como “X” e “CH”, o que pode levar a erros ortográficos comuns na língua portuguesa.
Para que isso deixe de acontecer, veja aqui seis palavras escritas com “J” que merecem sua atenção para evitar confusões com o “G”.
1. Lisonjeiro
Bastante conhecido por quem gosta de elogiar, “Lisonjeiro” tem origem do verbo “lisonjear”, que significa elogiar ou adular alguém, ou algo do tipo. A palavra se escreve com “J”, não com “G”.
2. Majestade
Até hoje usado em países com Monarquia Constitucional, a palavra “majestade” é empregada como um substantivo em momentos que apontam excelência ou grandeza acima do normal, além, é claro, de ser reverência em presença da realeza. Ela é escrita com “J”, portanto, “majestade”.
3. Injeção
Muito temida para algumas pessoas, a injeção é uma técnica médica que usa uma seringa para inserir remédios ou demais líquidos no organismo. A escrita correta desta palavra é com “J”, portanto, “injeção”.
4. Projeção
Segundo o dicionário, a palavra significa “ação de projetar, lançar ou arremessar; arremesso”. Sabendo disso, sua forma correta é com “J”, “projeção”.
5. Jeito
“Jeito” é uma das palavras com maior erro de ortografia, mesmo em pessoas alfabetizadas. Ela significa “modo particular de realizar algo”, e é bastante usada nas nossas conversas cotidianas. Porém, na hora de escrevê-la, lembre-se: é com “J”, portanto, “jeito”.
6. Canjica
Um dos doces mais tradicionais das festas juninas, a palavra pode gerar dúvidas quanto sua escrita. A forma correta de escrevê-la é “canjica”.
Agora que você sabe algumas palavras que normalmente causam confusão na hora da escrita, tenha sempre em mente que aprimorar seu conhecimento linguístico pode evitar esses deslizes ortográficos.
Comentários estão fechados.