É correto passar pasta de dente para secar espinhas? Saiba a verdade sobre isso!

Um hábito muito comum entre os brasileiros é o ato de passar pasta de dente nas espinhas, com a intenção de ressecá-las. Mas, será que isso é realmente efetivo e saudável?

Provavelmente, você já deve ter escutado sobre (ou até feito) uma prática muito comum e antiga: passar pasta de dente em uma espinha! Mas, você sabia que isso não é recomendado?

Apesar de os cremes dentais serem ótimos bactericidas — e espinhas estão repletas de bactérias — e ter agentes secantes, como álcool e bicarbonato de sódio, as concentrações destes ativos são maiores que as indicadas para a pele.

Por conta disso, a substância pode, sim, causar danos para a nossa camada cutânea e é capaz de gerar uma reação bem pior que a imaginável. Saiba mais sobre isso!

Quais os malefícios de passar pasta de dente na espinha?

(Imagem: Freepik/Reprodução)

Ao usar qualquer pasta de dente nas espinhas, você pode gerar uma espécie de “reação em cadeia” na pele: ela fica mais propensa a irritações, ressecamentos, além de entupir seus poros e causar uma inflamação maior que a espinha criaria.

Estudos apontam que utilizar o agente bactericida da fórmula da pasta de dentes (triclosan) pode levar a queimaduras na face, além de desenvolver uma espécie de dermatite de contato no local aplicado.

Mesmo que os ativos possam ser benéficos, o uso incorreto pode acarretar mais problemas! Separamos alguns ativos ótimos para você incrementar com os produtos e concentrações certas em sua rotina de skincare.

O que usar para secar espinhas?

Diversos produtos, como cremes, séruns e loções, que levam em sua composição alguns ativos específicos são muito mais indicados para secar espinhas. Alguns exemplos desses ativos:

  • Melaleuca: ingrediente natural, também conhecido como Tea Tree, é um excelente ativo para combater o aparecimento de fungos e bactérias, além de realizar uma limpeza na pele;

  • Ácido Salicílico: muito utilizado para melhorar a textura da pele e combater o processo inflamatório;

  • Aloe vera: ótimo ativo natural para cicatrizar e acalmar a irritação da camada cutânea.

Esses são só alguns exemplos, e é sempre indicado que você procure por um produto que seja criado para o seu tipo de pele. Quando considerar necessário, recorra a um dermatologista, ele vai recomendar o tratamento ideal para você.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.