É do Brasil! Picanha é o segundo melhor prato do mundo
A carne concorreu com outros 99 pratos tradicionais de todo o mundo, conquistando o segundo lugar no pódio.
O TasteAtlas é uma enciclopédia de sabores, um atlas do mundo que elenca os pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos, tendo catalogado mais de 10 mil comidas e bebidas por todo o mundo. Anualmente, eles realizam um prêmio, elencando as 100 melhores comidas tradicionais do mundo.
Na premiação TasteAtlas Awards 2022, a picanha brasileira figurou no pódio, conquistando o segundo lugar, perdendo apenas para o karê japonês, que é como se fosse o curry ou o estrogonofe do povo nipônico.
Segundo dados do governo federal, o Brasil é o responsável pela produção de 9,7 milhões de toneladas de carne bovina, exportando 1/4, ou 25% da produção nacional.
Não só a picanha figurou entre os 100 melhores pratos do mundo, sendo que o feijão tropeiro, prato tradicional da culinária mineira, ficou em 50° lugar. O Ministério do Turismo vê a boa colocação do pescado nacional com bons olhos, já que a moqueca, prato feito com peixes e camarão, veio logo em seguida do prato mineiro, em 49°.
Mais um prato brasileiro bem-colocado na lista, a vaca atolada, prato tipicamente caipira, que utiliza como ingredientes principais a mandioca (também chamada de macaxeira ou aipim) e a costela bovina, ficou em 29ª colocação.
De acordo com informações da Organização Mundial do Turismo, a gastronomia é o terceiro principal motivo para viagens ao redor de todo o mundo.
O site ainda elenca as melhores culinárias do mundo, de acordo com seu sistema próprio de avaliação. Nessa lista, a culinária italiana vem em primeiro lugar. Figuram no pódio também as culinárias grega e espanhola. O Brasil fica em uma posição mais distante nessa qualificação, ficando em 12° lugar, atrás de culinárias como indiana, turca, chinesa, japonesa, peruana, francesa e algumas outras.
Para quem gosta de viajar para outros países, o site pode ser um bom indicador para escolher bons restaurante com a culinária tradicional do local, já que também lista as melhores opções de alimentação para cada país. Caso queira conferir mais, basta acessar a página do TasteAtlas.
Comentários estão fechados.