É história ‘para mais de século’: conheça as 3 cidades mais antigas do mundo

Dentre elas, a mais velha tem aproximadamente 11 mil anos de história.

Apesar de imponentes e imensuravelmente importantes, as grandes metrópoles do mundo moderno devem reverência a algumas de suas predecessoras.

Lugares como Nova York, Paris, Londres, Tóquio, São Paulo e a nem tão jovem assim Roma, são recentes quando comparadas a algumas das principais cidades antigas do mundo.

Esses lugares emblemáticos trazem lições importantes sobre o simples ato de morar e pertencer. Afinal, são habitadas continuamente há milênios.

Mais do que isso, as cidades mais antigas do planeta são testemunhas vivas da capacidade do homem de crescer e evoluir para continuar existindo.

Nos tópicos abaixo elencamos as três cidades mais antigas do mundo, contando um pouco das suas histórias, que são impressionantes!

1. Jericó (Cisjordânia)

(Imagem: divulgação)

Com estimativamente 11 mil anos de idade, Jericó é apontada como, de longe, a cidade mais antiga do mundo a ser habitada continuamente.

A cidade, assim como todas as outras dessa lista, fica no Oriente Médio, mais especificamente na Cisjordânia, território que atualmente pertence ao proto-estado palestino.

De acordo com arqueólogos, os primeiros moradores de Jericó se estabeleceram em seu perímetro por volta de 9000 a.C, deixando vestígios observados nos dias atuais.

Com o estabelecimento das civilizações meso-orientais no início da Idade do Bronze, Jericó cresceu e começou a ser habitada por povos cananeus, até ser conquistada pelos israelitas liderados por Josué em algum momento entre 1315 a.C e 1210 a.C.

Inclusive, a conquista dos israelitas gerou o evento mais famoso envolvendo Jericó, que foi a batalha desenvolvida por esse ato que resultou na lendária derrubada dos muros da cidade. Desde então, Jericó passou por diversas reconquistas até os dias atuais.

2. Damasco (Síria)

(Imagem: Iyad/Pixabay/reprodução)

A segunda mais antiga cidade do mundo, com cerca de 5 mil anos de fundação, é a capital da Síria, Damasco.

Também citada na Bíblia Sagrada diversas vezes, Damasco é um local onde a suntuosidade repousa há muito tempo. Isso porque antes de servir como centro administrativo para o moderno estado sírio, ela foi capital de grandes reinos antigos.

Ademais, o local onde Damasco fica situada, a nordeste de Israel e a leste do Líbano, é considerado um dos mais belos e agradáveis do Oriente Médio, o que com certeza atraiu muitas pessoas ao longo dos séculos.

3. Aleppo (Síria)

(Imagem: kontaktpress/Pixabay/reprodução)

Em terceiro lugar e por fim na nossa lista, está Aleppo, a impressionante terceira cidade mais antiga de que se tem notícias.

Considerada imprescindível na antiga Rota da Seda, que ia da China até a Europa, essa cidade síria cresceu e se desenvolveu até os dias atuais.

Infelizmente, uma intensa guerra civil na Síria, bem como o estado de tensão permanente no Oriente Médio, tem colocado em risco a segurança dos quase 2 milhões de habitantes de Aleppo e também os seus inestimáveis tesouros arqueológicos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.