É melhor evitar: locais e objetos que NÃO podem ser limpos com álcool

Apesar de muito eficaz na desinfecção e remoção de sujeira, o álcool pode ser perigoso para alguns procedimentos de limpeza. Saiba mais!

O álcool é um produto amplamente utilizado no cotidiano, podendo trazer diversos benefícios no momento de realizar a limpeza.

O problema com o uso dessa solução popular se dá por conta de sua composição química, que, quando utilizada em alguns objetos específicos, pode causar danos. Além disso, vale lembrar que o produto também é inflamável. Portanto, seu uso em algumas superfícies pode ser até considerado perigoso.

Dito isso, acompanhe conosco algumas dicas de locais a serem evitados quando for utilizar o álcool na hora de realizar a limpeza doméstica.

Além disso, observe alguns casos aos quais muitos não prestam atenção, mas que podem ser perigosos e devem ser reconsiderados antes do uso do produto. Continue lendo!

Locais que não devem ser limpos com álcool

Superfícies sensíveis e móveis laqueados

Alguns materiais específicos, como o couro, vinil, plásticos e outros, podem sofrer danos pelo uso do álcool, apresentando reações como descoloração e ressecamento.

Também é possível que, ao utilizar o produto para limpar móveis laqueados, sua superfície acabe ficando engordurada ou embaçada.

Ambientes em contato com calor ou próximos a chamas

Como se trata de um produto extremamente inflamável, é necessário ter cuidado ao utilizá-lo em superfícies que se encontram próximas a fontes de calor ou fogo. Isso ocorre porque a combustão pode gerar chamas altas e até mesmo o risco de incêndios no local.

Telas eletrônicas, pisos encerados e lentes de óculos.

Alguns aparelhos eletrônicos, assim como lentes de óculos, podem possuir tipos de revestimentos especiais que, em certos casos, podem ser danificados pelo uso do álcool.

Além disso, a utilização direta em pisos encerados pode comprometer a função da cera, retirando o brilho, tornando o piso opaco e até mesmo manchando-o.

O uso do álcool na limpeza

Conhecendo essas situações em que o uso do produto pode ser prejudicial, torna-se mais fácil evitar o seu uso incorreto e cometer erros. Lembre-se de que sempre devemos confirmar a possibilidade de uso antes de empregá-lo na limpeza.

Contudo, em diversos outros casos, o álcool pode ser um grande aliado, removendo com facilidade a poeira encrustada ou outros tipos de sujeira. Basta manter-se atento para os melhores momentos de seu uso e quando ele pode ser benéfico.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.