É o fim dos plágios? Ferramenta possibilita a detecção do uso do ChatGPT
Você sabe o que é um ChatGPT e por que há tanta polêmica o envolvendo? É hora de esclarecer essa história.
O ChatGPT é uma inteligência artificial dedicada a uma única atividade: escrever textos que se assemelham muito à escrita de um ser humano. Esse tipo de chatbot está ganhando muita popularidade atualmente. Abaixo, nós falaremos mais sobre a ferramenta de detecção do uso do ChatGPT e a sua importância para o momento.
Como saber se o ChatGPT foi usado?
Um estudante criou uma ferramenta, que também utiliza a inteligência artificial, para descobrir se alguém utilizou ou não o ChatGPT nos textos. Está disponível de forma gratuita no site do GPTZero. Logo na página inicial do site, aparece a frase: “Humans deserve to know the truth”. Isto é, humanos merecem saber a verdade.
Esse serviço já foi utilizado mais de 30 mil vezes.
Considerando que ele foi lançado apenas há uma semana, este é um número muito bom.
Como usar o GPTZero para a verificação de textos?
Atualmente, a ferramenta só está disponível em inglês e funciona, na verdade, de forma muito simples. Caso você queira verificar se um texto foi realmente escrito por uma pessoa ou pelo ChatGPT, basta seguir os passos que iremos te passar logo abaixo.
Inicialmente, é importante chamar a atenção para o fato de que a ferramenta só suporta que 5 mil caracteres sejam analisados de uma vez. Se o texto for maior, você irá precisar dividi-lo em partes.
Como acessar?
Para acessar a ferramenta, só precisará acessar este link. Após ir até o site, basta ir até a opção “Try it”. Há também tem uma área para profissionais da educação. Bem, depois que você já tiver entrado no site, basta pegar o texto que você gostaria de colocar para análise, pois o site irá disponibilizar um relatório detalhado e completo.
E é assim que você verifica se ele foi escrito por ChatGPT ou não.
Usando padrões humanos e não humanos, é feita uma análise de software para fazer a verificação dos textos, considerando, por exemplo, o tamanho das frases e coisas do tipo. O que vale lembrar é que essa ferramenta não está completamente desenvolvida. Futuramente, ela pode chegar a ser capaz de realizar análises mais detalhadas e específicas, disponibilizando uma conclusão mais assertiva sobre a origem do texto analisado.
Comentários estão fechados.