É possível consultar dados do PIS pelo CPF
Pode até não parecer, mas um documento está totalmente atrelado ao outro.
O chamado Programa de Integração Social (PIS), é um dispositivo criado e integrado às leis trabalhistas brasileiras que tem como objetivo amparar trabalhadores e assegurar empregadores. Esse programa possui um mecanismo para captação de determinada quantia que é depositada por todos os empregadores mensalmente.
Uma vez captado, o dinheiro do PIS é destinado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é a fonte do famoso abono salarial conhecido como PIS/Pasep (pago na data de aniversário do trabalhador), do seguro-desemprego e de outros benefícios trabalhistas.
Apesar de já existir há muito tempo, o PIS ainda é uma incógnita para muitos trabalhadores, que não conhecem bem o programa, não sabem seu número de cadastro nem conhecem seus direitos em relação a esse benefício.
Felizmente, é possível saber tudo sobre o PIS através do número de CPF. Você sabia disso? Nós explicaremos melhor!
Saiba tudo sobre seu PIS através do seu CPF
A sua dúvida é sobre se tem direito ao PIS ou não? Então o problema está mais fácil ainda de resolver.
Para saber se tem direito ao PIS, basta acessar uma conta que você eventualmente tenha nos apps Caixa Tem, Caixa Trabalhador ou Carteira de Trabalho Digital. Cada um desses aplicativos possui uma seção específica para consulta à essa informação.
Se você já confirmou o seu direito ao PIS e quer agora saber se tem algo a receber, o caminho é esse:
-
Baixe e instale o app Carteira de Trabalho Digital no seu celular e faça um cadastro na plataforma;
-
Uma vez cadastrado, entre no aplicativo e vá até a aba “Benefícios”. Depois, clique em “Abono salarial” e por fim em “Consultar”. Espere até que as informações apareçam na tela.
Em todas essas opções o seu CPF será a informação mais relevante para consulta do PIS. Afinal, para se cadastrar em qualquer um dos apps citados você precisa informar o número de Cadastro de Pessoa Física da Receita Federal.
Comentários estão fechados.