É possível doar o imposto de renda para os auxílios?

Todo cidadão que desejar pode pedir que o seu imposto seja doado para auxílios.

Poucos sabem, mas parte do imposto de renda pode ser entregue para auxílios que possuem um caráter social. Desse modo, de acordo com as informações dos órgão oficiais, é possível doar até 6% do valor.

Nesse contexto, o cidadão que desejar pode solicitar a transferência para esse meio. Mas, segundo a Receita Federal, nem todo o dinheiro é direcionado diretamente para as instituições sociais.

Veja também: Isenção Imposto de Renda: Confira as doenças que estão previstas nessa condição

Como ocorre a doação?

No primeiro momento da declaração, o dinheiro cai diretamente na conta dos governos estaduais, municipais e distritais. Em seguida, os agentes públicos são responsáveis por repassar as quantias para os devidos projetos sociais.

De acordo com as regras, cada pessoa pode doar cerca de 6% do imposto. Metade desse percentual tem como destino os projetos sociais que ajudam as crianças. Outra parte também é destinada a abrigos de idosos.

Vale ressaltar que os desejos dos cidadão são atendidos, visto que é seu dinheiro, e portanto ele possui liberdade para isso. Contudo, alguns especialistas alertam para ajudar aqueles projetos que estão na própria região onde o contribuinte reside, como uma maneira de evitar desigualdades na hora da divisão.

Como doar?

  • Ao fazer a declaração, vá na ficha de “Doações Diretamente na Declaração”. Em seguida, escolha qual será o fundo da doação. Nesse momento, há o Fundo do Idoso e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Escolha uma dessas opções.
  • Logo após, é o momento de escolher o nível de governo que receberá a doação, entre o federal, municipal e estadual.
  • Em seguida, o próprio programa gera o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda vai até o dia 29 de abril. Essa nova possibilidade disponibilizada pela Receita é uma maneira prática de evitar filas e arcar com as obrigações.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More