É possível pagar multa de trânsito no cartão de crédito?

As multas podem ser pagas pelo cartão a depender do órgão responsável por aplicá-la. Entenda melhor!

A multa de trânsito é sempre uma despesa que não estava nos cálculos de pagamentos do mês, já que ninguém programa cometer uma infração. Dessa forma, nem sempre estamos com as condições necessárias no momento para quitar essa dívida. Assim, muitos se perguntam se é possível parcelar uma multa de trânsito no cartão de crédito. Veja aqui quando há essa possibilidade!

Leia mais: É possível consultar multas de trânsito rapidamente usando o CPF?

Pagar multa no cartão é permitido

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é, sim, possível utilizar o cartão de crédito para o pagamento de multas. Inclusive, esse pagamento no cartão poderá ser feito à vista ou em parcelas onde, geralmente, entra uma certa taxa de juros, como é comum para quem usa esse tipo de recurso de pagamento.

Isso é o que define a Resolução Nº 918/2022, entretanto, o motorista deve ficar atento, visto que a norma não define que o pagamento via cartão de crédito é obrigatório. Dessa forma, a aceitação desse tipo de quitação de débitos irá depender exclusivamente do órgão responsável pela aplicação da multa.

Ademais, a opção de usar o cartão de crédito não estará disponível caso a multa receba uma inscrição de dívida ativa, ou se ela for aplicada em outro local que não aquele onde o veículo é licenciado. Nesses casos, o motorista terá que, obrigatoriamente, acatar o método de pagamento, ou então tentar recorrer na justiça.

Como pagar multa com cartão de crédito?

Quem deseja pagar com cartão de crédito deve, antes de qualquer coisa, buscar se informar se existe de fato a possibilidade, dentro do órgão responsável, desse tipo de pagamento. Por exemplo, se a multa for aplicada pelo DETRAN, basta entrar no site do Departamento do estado em que você mora e conferir se existe a aceitação de cartões.

Atualmente, muito por conta da necessidade de ajudar os motoristas a pagar essas dívidas, a maioria das seções estaduais permitem o uso de cartão de crédito. Caso a modalidade esteja disponível no seu estado, você deverá se dirigir ao prédio do DETRAN para passar o cartão e escolher a quantidade de parcelas que mais se ajusta à sua realidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.