É possível que o Auxílio Brasil aumente o seu valor?
Medida Provisória que tramita na Câmara prevê o pagamento de um auxílio extraordinário.
Com o fim do Auxílio Emergencial, o governo extinguiu programas como o Bolsa Família e criou o Auxílio Brasil. Trata-se de um benefício de R$ 400,00 para todas as famílias que vivem em uma situação abaixo da linha da pobreza.
Contudo, diferente do Auxílio Emergencial, algumas famílias estão insatisfeitas com o valor do benefício. Acompanhe o artigo e saiba mais detalhes!
Veja também: Beneficiários do Auxílio Brasil poderão pegar empréstimos consignados
Auxílio Brasil
Atualmente, cerca de 23% da população brasileira é contemplada pelo Auxílio Brasil que, desde 2021, paga a quantia de R$ 400,00 para diversas famílias. Todavia, de acordo com uma pesquisa da Datafolha, 68% dos beneficiários alegam que o valor não é suficiente.
De certo modo, eles têm razão, pois, somente neste ano, a inflação do país está num acumulado de 11,30%. Esse aumento é sentido diretamente nos produtos da cesta básica.
Desse modo, a Medida Provisória 1076/21 transita na Câmara dos Deputados, propondo a criação de um benefício extraordinário, além do auxílio, a fim de suprir os altos valores da inflação sobre os produtos básicos.
O resultado do Auxílio Brasil nas famílias
O Auxílio Brasil foi desenvolvido justamente para substituir o Bolsa Família. Ele foi criado com intuito de aumentar a popularidade do governo e garantir a sua reeleição. Contudo, algumas famílias beneficiadas demonstram insatisfação com o valor pago.
A medida provisória seria um meio para contornar essa situação. Contudo, apesar de ser vista com bons olhos por alguns parlamentares, outros acham que ela não passa de uma manobra eleitoral para aumentar a popularidade do presidente neste ano de eleição.
O fato que esquecem é o das famílias que precisam desse auxílio para o pagamento de dívidas e a compra de alimentos, que estão cada dia mais caros. Assim, como afirmam alguns deputados, o que deveria estar em questão é a situação na qual as famílias se encontram e o quanto seria preciso aumentar para atender suas necessidades nesse momento de crise.
Comentários estão fechados.