É possível superar a velocidade da luz? Cientista faz revelação surpreendente
Pesquisador gerou curiosidade ao falar sobre teoria na qual aponta a possibilidade de algo inimaginável acontecer.
A velocidade da luz, até então, é considerada a mais rápida do universo. Porém, um pesquisador desafiou isso e garante que existe algo mais veloz no universo, algo que surpreendeu muita gente após essa descoberta.
De acordo com o astrofísico Michio Kaku, a sombra consegue ser mais rápida que a velocidade da luz e quebra essa barreira. Mas isso acontece de uma forma totalmente diferente do que estamos acostumados a ver nos filmes de ficção científica.
Velocidade da luz não seria imbatível, diz astrofísico
Para tentar comprovar sua teoria, o astrofísico usa o exemplo de uma lanterna apontada para o céu durante o período noturno.
Se uma pessoa passasse o dedo na frente de uma lanterna poderosa, capaz de iluminar a lua, uma sombra iria ser projetada, tal sombra parece se mover acima da velocidade da luz.
Apesar disso, o próprio especialista explica que isso é uma situação hipotética. De acordo com Kaku, em situação normal, nada é capaz de se mover mais rápido que a luz.
Contudo, sempre há a expectativa de que possam existir outros universos onde a velocidade aja de maneira diferente e mais rápida que a luz. Ao menos por enquanto, isso é uma ilusão, embora exista o embasamento teórico sobre o assunto.
É possível atingir a velocidade da luz?
Para a ciência, a velocidade da luz atinge 299.792.458 metros por segundo. Sendo assim, para o ser humano, é totalmente impossível atingir tal número.
Abaixo da luz, há a velocidade do som, uma barreira também difícil de ser quebrada. Mas alguns aviões viajam próximos a essa velocidade e os passageiros, na prática, nem sentem.
Até hoje, nenhum objeto ou propulsor foi capaz de viajar à velocidade da luz, o que por enquanto compromete o sonho do homem de ir a outros planetas mais distantes, embora não seja algo totalmente descartado.
Do mesmo modo que muitos não acreditavam na possibilidade de chegarmos à lua, muitos também descartam a possibilidade de pousar em outros planetas. Todavia, se conseguirmos alcançar a velocidade da luz, isso se tornará mais viável um dia.
Comentários estão fechados.