É seguro armazenar suas senhas no Chrome ou em outros navegadores da Internet?
Navegadores como Chrome e Mozilla Firefox permitem que você armazene nomes de usuário e senhas para acessar sites imediatamente.
Hoje em dia, as pessoas têm muitas contas online, o que torna difícil memorizar todas as senhas. O Chrome oferece a conveniência de salvar seus dados de login nos servidores do Google para facilitar o gerenciamento de senhas. No entanto, o Chrome não está sozinho.
Outros navegadores, como o Mozilla Firefox, também permitem que você armazene nomes de usuário e senhas para acessar sites imediatamente. Mas, você já se perguntou se salvar suas senhas no Chrome, Google ou qualquer outro navegador é seguro ou perigoso? Vamos conversar a respeito disso.
É seguro armazenar senhas no Chrome ou em outros navegadores?
Bem, o Google diz que o Chrome criptografa seu nome de usuário e senha com uma “chave secreta” conhecida apenas pelo seu dispositivo. E isso acontece antes que os dados sejam armazenados nos servidores do Google, o que significa que ninguém, incluindo o Google, pode acessar seu nome de usuário ou senha.
Se você visitar a seção do gerenciador de senhas de sua conta do Google, aprenderá que nem mesmo você pode acessar seu ID ou senhas. Sim, você leu, certo. O gigante das buscas primeiro pedirá que você insira a senha da sua conta do Gmail, após o que você poderá verificar os detalhes.
Embora o Google nunca envie um alerta quando você ou, por exemplo, outra pessoa tentar acessar suas senhas, o bom é que você não consegue acessar todas as senhas de uma vez. Então, por exemplo, se você quiser verificar seu nome de usuário e senha do Facebook, clique nele e insira sua senha do Gmail. Você poderá então verificar as credenciais de login.
Esta é uma boa prática, mas você não recebe alertas especiais para isso. Navegadores como o Firefox nem seguem essa prática e não há como adicionar um PIN de segurança para proteger o id e as senhas que você armazena em seus servidores.
Embora o Firefox diga que seus dados são “seguros”, esse não parece ser o caso, já que alguém pode simplesmente abrir ou hackear seu laptop, acessando as credenciais de login em Configurações> Privacidade e segurança> Logins e senhas.
Seja qual for o caso, ainda não é seguro armazenar detalhes de login em qualquer navegador, incluindo o Chrome, pois você nem sempre obtém proteção total e os riscos estão sempre envolvidos.
Por exemplo, se seu laptop for violado, seus dados podem ser comprometidos. Se sua conta do Gmail for hackeada, a pessoa poderá facilmente fazer login em qualquer conta ou site que você tenha armazenado nos servidores do Google.
Você deve ter percebido que, depois de fazer login no Gmail em seu novo dispositivo, não é necessário fazer login novamente na Play Store, Chrome, Google Fotos ou Drive. Você pode acessar tudo facilmente apenas fazendo login no Gmail.
O que você pode fazer?
Se as suas senhas do Facebook, Outlook, banco e outras contas forem salvas no Google, você deve removê-las imediatamente. Embora vários sites de bancos tenham um sistema de verificação em duas etapas e sigam alguns protocolos de segurança, pode ser difícil para o hacker quebrá-lo. Porém, é aconselhável não fazer login nas credenciais de nenhuma conta.
Comentários estão fechados.