É seguro ingerir medicamentos com suco ou refrigerante?

Costuma beber o comprimido com refrigerantes, cafés e outras bebidas que não sejam a água? Entenda se essa prática é aconselhada.

Ingerir comprimidos com outras bebidas que não sejam água pode representar um problema significativo quando se trata da eficácia dos medicamentos e da saúde do paciente.

Embora possa parecer inofensivo ou até mesmo conveniente tomar comprimidos com suco, refrigerante, café ou leite, essa prática pode ter consequências negativas.

Segundo Heveline Martinelli, supervisora ​​de garantia de qualidade da Prati-Donaduzzi, a prática de ingerir comprimidos com outras bebidas que não sejam água pode gerar interações medicamentosas indesejadas.

Ela explica que essa combinação pode alterar o tempo de absorção, a resposta e a ação dos medicamentos, comprometendo assim a eficácia do tratamento.

Também destaca a importância de evitar a ingestão de comprimidos com líquidos como leite, suco, refrigerante ou café, e recomenda seguir as orientações médicas para garantir a eficácia e a segurança do tratamento medicamentoso.

O recomendado para tomar remédios em cápsulas e comprimidos

A especialista Martinelli ressalta a importância de sempre atentar-se às particularidades descritas na bula e na prescrição médica.

O alerta também serve para os cuidados necessários ao ingerir comprimidos pequenos, como os anticoncepcionais, que não devem ser consumidos a seco.

Segundo ela, ao entrar no organismo, o comprimido se dissolve e segue pela corrente sanguínea até alcançar o local onde será metabolizado.

Nesse processo, há o risco de atraso e alteração na absorção do medicamento, o que pode comprometer sua eficácia. Portanto, seguir as instruções específicas para cada medicamento é essencial para garantir sua eficácia e segurança.

Atenção a outros medicamentos

Heveline destaca que não apenas o líquido, mas também outros comprimidos tomados simultaneamente podem interferir na eficácia e ação de cada medicamento.

Essa interação pode resultar em alterações na absorção ou efeito dos medicamentos, aumentando o risco de toxicidade ou provocando efeitos colaterais inesperados.

Portanto, Heveline sugere buscar orientação de um farmacêutico para garantir que os medicamentos sejam distribuídos de acordo com a prescrição médica e administrados nos melhores horários.

* Com informações do portal Terra

você pode gostar também

Comentários estão fechados.