É seguro usar o celular durante tempestades de trovões?
Apesar de ser uma prática muito comum, o uso do celular ainda desperta algumas dúvidas básicas. Veja a resposta para essa!
Os celulares modernos, tecnicamente chamados de smartphones, tornaram-se itens indispensáveis no dia a dia das pessoas. Inclusive, dados apontam que, em alguns lugares do mundo, existem mais celulares ativos do que seres humanos vivos.
No entanto, mesmo sendo um item tão comum e de fácil uso, o celular ainda desperta muitas dúvidas, exatamente relacionadas ao seu manejo.
Uma das dúvidas comuns é sobre a segurança ao usar smartphones durante tempestades com trovões. Afinal, essas tempestades são carregadas de eletricidade, o que poderia, de alguma forma, afetar os aparelhos.
Posso usar meu smartphone quando estiver trovejando?
(Imagem: Freepik/divulgação)
Resumidamente, não existem grandes riscos em utilizar o celular durante tempestades de trovões e relâmpagos. Porém, algumas precauções precisam ser consideradas.
Em primeiro lugar, é necessário destacar que, sim, smartphones, tablets, laptops, fones de ouvido sem fio e outros dispositivos eletrônicos podem atrair a eletricidade estática das tempestades.
Isso ocorre porque nesses eventos acontece uma interação entre as partículas de água presentes na atmosfera, que começam a se chocar, gerando tensão elétrica.
Por isso, quem estiver usando um celular em um local descoberto, como um ponto de ônibus ou uma varanda, em meio a uma tempestade elétrica, pode ter o aparelho danificado e até levar um choque em situações mais graves.
Por outro lado, quem estiver protegido dentro de casa em meio à tempestade, mas mesmo assim estiver usando o smartphone conectado ao carregador, pode ser afetado pela tormenta. O mesmo vale para outros dispositivos e eletrodomésticos, como TVs, geladeiras, fornos, etc.
Esse fato ocorre porque as redes elétricas residenciais são frequentemente afetadas por raios e pelas próprias partículas elétricas que ficam pairando no ar durante as tempestades.
Então, sempre que estiver trovejando e relampejando, proteja-se e proteja seus dispositivos elétricos, removendo todos eles de suas tomadas.
Se precisar utilizar o celular, faça o que tiver que ser feito de maneira rápida e não conecte o aparelho ao carregador. Espere a tempestade passar.
Dicas adicionais para se proteger em meio a tempestades
Existem mais algumas coisas que devem ser feitas por quem não quer sofrer acidentes com eletricidade em meio às tempestades. São elas:
-
Fique longe de locais descampados.
-
Não chegue perto de árvores ou postes.
-
Não tome banho em chuveiros elétricos.
-
Caso algum acidente com um eletrodoméstico aconteça, não tente solucioná-lo sozinho. Espere a tempestade passar e chame um eletricista.
-
Não fique próximo a janelas e parapeitos de varandas.
Comentários estão fechados.