Será que é um problema ter um gato preguiçoso?
Saiba se isso é realmente um problema para o seu gato!
Quem convive com um gato sabe o quanto os bichanos adoram tirar um cochilo e levam a fama de preguiçosos e quietos, mas esse comportamento é normal? Será que é um problema ter um gato preguiçoso? É o que vamos te responder agora neste artigo!
Gato preguiçoso é um problema?
Alguns estudos já demonstram que os gatos de fato dormem mais que os seres humanos. Os felinos tiram sonecas de mais ou menos 12 a 16 horas todos os dias e esse comportamento é percebido principalmente quando convivemos com um gato.
Muitos tutores podem ficar preocupados ao verem o seu bichinho dormindo tanto diariamente, mas a realidade é que essa é uma característica normal de todos os felinos, até mesmo do leão.
O mais interessante é que embora os gatos durmam bastante, o ritmo de sono é totalmente diferente do nosso, pois os bichanos não são capazes de entrar em sono pesado, conhecido por sono REM. Esse motivo é o que leva os gatos a descansarem tanto, já que a qualidade do sono é inferior a dos humanos.
Entretanto, você pode até achar que o seu gato é preguiçoso ou apenas pode estar observando o bichano na hora errada! Pois os felinos possuem um hábito noturno, então muito provavelmente você já deve ter presenciado o gato brincando sozinho durante a madrugada.
Em que momento a preguiça se torna um problema?
Em algumas ocasiões o seu bichinho realmente pode estar precisando de ajuda. Assim, você precisa estar atento(a) aos sinais que o pet demonstra. Como a falta de apetite, ausência de higiene, distanciamento dos tutores, esforço para fazer as necessidades, sinais de dor e falta de interesse por brincadeiras.
No entanto, este último ponto pode ser repensado, visto que muitas vezes o gato não quer brincar por conta de brinquedos e brincadeiras que não agradam o animal, que por sinal é muito exigente. Os melhores brinquedos são os interativos, que correm e fazem barulho!
Por fim, observe sempre o seu gatinho para identificar indícios de qualquer doença e corra para o veterinário para avaliar a saúde do pet!
Comentários estão fechados.