É verdade que a Nasa ‘criou’ um 13º signo? Entenda o caso

Suposta nova casa zodiacal recebeu o nome de 'Ofiúco'.

Há alguns anos, surgiu um boato de que a Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa, teria “descoberto” um novo signo que, neste caso, seria a 13ª casa zodiacal. O seu suposto nome seria Ofiúco ou, ainda, Serpentário.

Desde 2016, quando foi exposta pela primeira vez, essa teoria seguiu sendo reproduzida por adeptos da astrologia. Porém, agora, a Nasa decidiu se pronunciar sobre o assunto em uma postagem no Tumblr.

De maneira bem “curta e grossa”, a principal agência espacial do mundo desmentiu os boatos e disse que seus cientistas “não estudam astrologia”.

A agência também relembrou que a astrologia é uma pseudociência, motivo pelo qual não pode ter seus conceitos basilares comprovados cientificamente.

Na época em que surgiu, a novidade veio amparada com fotos, gráficos e até alegados relatos de supostos funcionários da Nasa, que teriam confirmado o achado, tudo postado nas redes sociais. Agora, como pode ser visto, isso não passou de uma lenda urbana.


De acordo com os adeptos da astrologia, cada constelação visível no céu noturno é um signo – Imagem: reprodução

Surgimento de um novo signo realmente é possível?

Possível até é, mas, na verdade, é improvável que isso aconteça por alguns motivos específicos. Em resumo, para que surgisse um novo signo, a configuração estelar teria que ser modificada, com o surgimento de novas constelações.

Na postagem que desmentiu os boatos acerca do 13º signo, a Nasa explicou ainda que a constelação de Ofiúco de fato existe.

Porém, ela não se tornou um signo “oficial” porque os astrólogos babilônicos, responsáveis por catalogar o horóscopo ocidental, resolveram deixá-la de fora, devido ao fato de o calendário só ter 12 meses.

De qualquer forma, estudos feitos pela Nasa nas últimas décadas comprovaram que as posições das 12 constelações que compõem o horóscopo mudaram ao longo dos últimos 3 mil anos, desde que o sistema foi criado na Babilônia.

Tais modificações posicionais podem influenciar os conselhos dados por astrólogos com base no comportamento de cada constelação.

Entretanto, não foi notado nenhum movimento que venha a modificar de forma decisiva o quadro de conceitos original da astrologia como um todo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.