Economize água com essas três dicas de ouro
Com apenas algumas mudanças nos hábitos diários de consumo, você consegue um resultado impressionante em economia.
Não dá para ficar desperdiçando água, ainda mais com os valores das contas e a escassez desse recurso indispensável para a nossa vida. Portanto, é essencial pensar em maneiras de realizar o consumo consciente por meio de mudanças no nosso cotidiano.
Por isso, separamos algumas dicas de consumo para economizar água que te darão pouco trabalho e farão toda a diferença no final do mês.
Leia mais: Confira as melhores dicas para economizar gás de cozinha.
Reaproveite a água das roupas
Lavar as roupas implica um grande consumo de água, porém você pode – e deve – reutilizá-la! Para isso, separe um reservatório grande para recolher a água que sai da máquina de lavar ou tanquinho.
Assim, depois você poderá usar esse recurso para outros fins e evitar gastar mais água. Por exemplo, você pode usar para a descarga do vaso sanitário ou para lavar jardins, garagens ou o canil da sua casa. No fim do mês, essa simples mudança pode te garantir alguns bons reais a menos na conta.
Use baldes para lavar o carro
Você já parou para pensar na quantidade de água que se gasta ao lavar o carro com mangueira? Afinal, mesmo aquelas que regulam a emissão de água vão gastar mais do que você realmente precisa. Por isso, vale muito a pena começar a usar baldes para fazer a lavagem do seu carro. Dessa forma, você usa apenas o necessário, que é bem menos do que gastamos. Além disso, você pode ter maior controle sobre a quantidade gasta e estabelecer um uso máximo de água por lavagem.
Verifique a presença de gotejamentos
Um verdadeiro inimigo do consumo consciente de água é o gotejamento. Esse problema recorrente pode ser responsável por aumentar as despesas com água no mês, bem como causar o desperdício. Assim, não hesite em verificar todas as torneiras, chuveiros e descargas da sua casa para ter certeza de que não existem gotejamentos. Ao achar um problema de desperdício, contrate um encanador, e esse custo certamente será menor que preço na conta de água. Sem falar que, a longo prazo, isso significará uma grande economia.
Comentários estão fechados.