Educação Conectada: prazo de adesão acaba dia 1º
Objetivo da medida é a contratação de Internet de alta velocidade para uso pedagógico
Atenção diretores e gestores de escolas de todo o país! Termina no próximo dia 1º de novembro o prazo de adesão à Política de Inovação Educação Conectada (Piec) de 2023, mediante o preenchimento do Plano de Aplicação Financeira (PAF) pelas instituições de ensino, com vistas à contratação de Internet de alta velocidade (terrestre ou via satélite), para uso pedagógico de tecnologias digitais pela educação básica. Mas para obtenção dos recursos, será necessário acessar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo.
Caberá ao gestor escolar seguir o seguinte ‘passo a passo’:
- Conectar o respectivo site, por meio de seu CPF e senha;
- Acessar o módulo “Educação Conectada”;
- Ler as orientações gerais da Política de 2023;
- Formalizar a adesão da escola, por meio da assinatura digital do termo de adesão;
- Responder às perguntas de monitoramento.
Observação: durante o processo de adesão, será definido o PAF e o destino dos recursos a serem utilizados pelas escolas.
Ao destacar que tais procedimentos são ‘indispensáveis’ para garantir os benefícios do PAF, a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, criou o Tutorial Piec 2023 PDDE, contendo orientações gerais e um guia para adesão ao programa e o devido preenchimento do PAF.
A ideia central da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas do governo federal é promover a educação, por meio do uso de novas tecnologias, com a colaboração dos sistemas de ensino, com vistas à cidadania digital.
A meta de universalização do acesso digital pelas escolas leva em conta seis eixos básicos:
- Formação e competências;
- Currículo;
- Gestão e transformação digital;
- Recursos educacionais digitais;
- Ambiente e dispositivos;
- Conectividade.
Com o objetivo de atingir os objetivos específicos do eixo de conectividade, a Estratégia Nacional levará em conta parâmetros de referência, visando definir a conectividade mais adequada ao uso pedagógico da tecnologia em sala de aula, ante à meta de conectar todas as escolas públicas da educação básica do país até 2026.
Para fins pedagógicos, a conectividade permite:
- A realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line;
- Uso de recursos educacionais e de gestão;
- Acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming, com finalidade pedagógica;
- Disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.
Comentários estão fechados.