Impactos da pandemia: crianças vulneráveis aprenderam apenas 50% do que deveriam
Escolas fechadas e ensino remoto foram causas cruciais para o prejuízo na educação infantil. Entenda mais sobre os impactos.
O período pandêmico mais crítico, infelizmente, trouxe muitos prejuízos para a população, não só no âmbito da saúde como também na educação das crianças. Apesar de todos terem sofrido, existem aqueles que mais sofreram com esse choque na realidade, que são os que estão em estado de maior vulnerabilidade. Portanto, é importante debater mais sobre esses agravos, e por isso trouxemos mais informações sobre o assunto.
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Educação e pandemia
As aulas remotas fizeram parte do dia a dia dos pequenos estudantes, e assim como os demais, eles precisaram se adaptar a essa nova realidade. Apesar de ter sido a alternativa mais lógica para o momento, esse novo sistema de ensino não conseguiu suprir tudo que deveria ser feito.
Com isso, o fechamento das escolas resultou em apenas 65% de aprendizado para as crianças. No entanto, aquelas em situação de vulnerabilidade só aprenderam 48%. Esses números são resultado de uma pesquisa realizada pela Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação.
Impactos causados
Sabemos que foi feito o possível para que nossas vidas não ficassem totalmente paradas, mas o fato de que a pandemia trouxe impactos não se pode negar. Sendo assim, podemos citar fatores da educação que foram mais afetados, como a alfabetização.
Os resultados obtidos na pesquisa realizada mostraram que as crianças que cursaram o segundo ano do jardim de infância (ou pré-escola) em 2020 aprenderam apenas 66% em português e linguagens e 64% em matemática em comparação com o aprendizado do ano anterior.
Como esse momento é o que antecede a alfabetização, não se pode negar que essas porcentagens seguiram para o ano posterior, comprometendo o desenvolvimento dos pequenos.
Além disso, não podemos esquecer das crianças mais vulneráveis. Infelizmente, também tivemos casos de crianças que deixaram de estudar, já que algumas escolas públicas não conseguiram ofertar o ensino remoto, agravando ainda mais a situação delas.
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