Estudo aponta dificuldades das escolas rurais no oferecimento do ensino remoto

Um dos grandes desafios da pandemia foi a necessidade de ajuste do ensino presencial para o remoto, o que gerou dificuldades para as escolas rurais.

eFinalmente começam a sair alguns dados a respeito da pandemia, quase dois anos após o início da escalada dos casos de Covid-19. Assim, já começa a ser estudado o saldo na área da educação, para além dos impactos na economia e saúde. Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, houveram muitas dificuldades na educação remota em escolas rurais. Isso principalmente por conta da falta de acesso a aparelhos eletrônicos e também à rede de internet.

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Dados inéditos sobre a educação remota

No último dia 12 foram divulgadas as informações do Comitê Gestor da Internet no Brasil, que coletou dados sobre o ensino remoto em uma pesquisa. No caso, o comitê realizou entrevistas com professores para entender como se deu a educação em tempos de pandemia. Entre esses profissionais da educação estão justamente os professores de áreas rurais, que também precisaram se adaptar.

Assim, a pesquisa chegou a indícios alarmantes quanto ao atraso na educação rural. Segundo 92% dos professores, a dificuldade do acesso à internet foi o grande desafio para a ministração das aulas durante a pandemia. Esse recurso foi então imprescindível para as escolas e para praticamente todos os setores em tempos de isolamento social.

Além disso, o estudo também aponta para discrepâncias nas dificuldades entre escolas particulares e públicas na área rural. Para conseguir se comunicar com os alunos, e até mesmo passar novos assuntos, a maioria dos professores do campo recorreram a mensageiros como WhatsApp, e até mesmo ao telefone. Sem falar da dificuldade que alunos da escola pública na zona rural apresentaram por não possuirem aparelhos eletrônicos.

Estudo aponta falta de capacitação em professores

Certamente a pandemia alcançou a todos de surpresa, e isso não foi diferente com os professores que precisaram aprender uma nova linguagem de educação. Como consequência, 76% dos educadores da área rural relataram dificuldades em realizar atividades por meio remoto.

Esses dados, especificamente, apontam para uma necessidade de treinamento e capacitação desses profissionais. Inclusive, muitos relataram que não conseguiram lidar muito bem com os aparelhos eletrônicos e recursos digitais. Além disso, a falta de apoio das entidades responsáveis pela educação no Brasil aos professores também foi um agravante da situação.

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