Educadora de Harvard revela conselho essencial aos filhos: 'boa faculdade' é um mito

Segundo Jennifer Breheny Wallace, a pressão pelo sucesso nos estudos pode prejudicar a saúde mental dos jovens.

A especialista em comportamento parental e autora, Jennifer Breheny Wallace, que atua na Universidade de Harvard, tem feito alertas acerca de um problema “comum” nas famílias.

De acordo com Jennifer, o hábito que muitos pais e mães têm de pressionar seus filhos a entrar em uma boa faculdade pode estar destruindo a saúde mental dos jovens.

Em todo o mundo, e não apenas nos Estados Unidos ou no Brasil, desde a mais tenra idade, as crianças são impelidas a se esforçar para conseguir uma vaga em um bom curso superior, como se isso fosse a garantia de uma vida de sucesso.

Para Jennifer Breheny Wallace, os pais devem abandonar esse conceito. “A primeira coisa que precisamos fazer é tirar da cabeça que existe uma faculdade ‘boa'”, disse ela, em entrevista à emissora CNBC.

A autora do livro “Nunca Chega: Quando a Pressão de Realização se Torna Tóxica – e O Que Podemos Fazer Sobre Isso”, Jennifer, afirma que, juntamente com seu marido, se desapegou do mito de que fazer faculdade é o segredo do sucesso.

(Imagem: Freepik/reprodução)

Explicar a realidade de forma amorosa é a chave

Durante sua entrevista à CNBC, Jennifer Breheny Wallace destaca que os pais devem, sim, falar sobre faculdade com os filhos. No entanto, isso deve ser feito de uma forma leve e ampla.

Segundo ela, a pressão deve ser eliminada das falas, à medida que exemplos podem ser dados.

“Todos nós conhecemos pessoas que frequentaram grandes faculdades, mas cujas vidas não se saíram tão bem quanto esperavam”, inicia.

“Por outro lado, todos nós temos exemplos de indivíduos que foram a faculdades desconhecidas ou que sequer cursaram um curso superior, cujas vidas acabaram por ser extraordinárias”, finaliza.

Para finalizar, Wallace destaca que, além do tom suave, os pais devem falar menos sobre faculdade com os filhos. Na visão dela, uma hora por semana já é suficiente.

Os conselhos de especialistas em relacionamento parental, como Jennifer Breheny Wallace, são valiosos nos dias atuais, em que tudo parece contribuir para abalos na saúde mental das pessoas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.