Efeito das fibras pode variar de acordo com cada pessoa, aponta estudo
Pesquisadores do Centro de Medicina da Universidade de Stanford apontam a variação entre os efeitos das fibras em cada indivíduo.
As fibras são substâncias semelhantes a um gel, fundamentais para a constância do trânsito intestinal. Para encontrá-las, é necessário comer mais vegetais, como a aveia, o brócolis e o mamão. Porém, um grupo de pesquisadores do Centro de Medicina da Universidade de Stanford mostrou que os efeitos das fibras difere por pessoa, e que algumas são mais suscetíveis aos seus benefícios. Confira!
Leia mais: Combata a prisão de ventre com essa bebida poderosa.
Entenda o estudo
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores reuniram dois grupos de nove pessoas cada, sendo oito homens e dez mulheres ao todo, para consumir dois tipos de fibra. Vale destacar que 11 desses participantes possuíam sensibilidade à insulina e 14 tinham sobrepeso, e que a média de idade do grupo era de 56,9 anos. Assim, iniciaram os testes que consistiam em três ensaios diferentes.
No primeiro ensaio, um grupo recebeu o tipo de fibra anabiloxiano (AX), que se encontra em grãos integrais, ao mesmo tempo em que o segundo recebeu a fibra do tipo cadeia longa (LCI), presente na cebola e alho. No segundo, trocou-se a ordem da ingestão de fibras, e no terceiroensaio, ambos os grupos tomaram uma combinação dos dois tipos.
Como resultado, os pesquisadores notaram que não houve uniformidade minimamente considerável entre os dois grupos, mesmo durante o consumo da fibra específica. Na verdade, percebeu-se que o organismo de cada indivíduo responde de maneira diferente para cada um.
Benefícios das fibras
Embora os resultados não demonstrem de fato uma uniformidade, as fibras permanecem com efeito positivo sobre o intestino, com a ressalva de que se notou maior lentidão durante o intervalo da ingestão mesclada de fibras. Em geral, as fibras seguem como a mais importante forma de estimular o nosso intestino à digestão e à evacuação.
Agora, o próximo passo será descobrir as especificidades de cada fibra para tipos diferentes de corpos e organismos. Essa descoberta pode impulsionar as formas de remediação de problemas graves, como constipação e prisão de ventre.
Comentários estão fechados.