Efeito do eclipse: 4 comportamentos inadequados de animais durante o fenômeno

O que será que acontece com os animais durante um eclipse? Veja as mais diversas reações.

Conforme o primeiro eclipse solar de 2024 se desdobrava em 8 de abril, oferecendo um espetáculo celestial impressionante, o mundo estava atento não apenas ao espetáculo nos céus, mas também aos comportamentos incomuns dos animais que ocorrem durante esses raros eventos.

Não viemos o fenômeno no Brasil, mas a América do Norte testemunhou a majestade do Eclipse Solar Total, enquanto a Lua bloqueava completamente a face do Sol, transformando o dia em uma noite temporária.

Esses eventos astronômicos não apenas inspiram admiração humana, mas também desencadeiam reações notáveis em muitas espécies animais.

Durante eclipses solares anteriores, observadores dedicados e cientistas curiosos notaram uma série de comportamentos incomuns em diversas criaturas ao redor do mundo. Veja!

4 comportamentos diferenciados dos animais durante o eclipse

1. Alguns pássaros caíram do céu

O registro do eclipse total que ocorreu em 21 de agosto de 1560 sobre os céus de Portugal. O astrônomo Christoph Clavius ​​observou de perto esse evento celeste e testemunhou os pássaros caindo do céu em meio ao pânico desencadeado pela escuridão abrupta e intensa.

A escuridão repentina e opressiva gerada pelo eclipse total foi tão avassaladora para os pássaros que eles perderam o controle e caíram em direção ao solo, em um estado de terror incomum.

2. Morcegos começaram a surgir

Em meio à penumbra do eclipse, em 1999 Peter den Hartog observou um fenômeno surpreendente: um aumento repentino no número de moscas, pássaros e morcegos, que pareciam surgir do nada.

Essa reação incomum dos animais, tão perceptível durante um evento cósmico tão singular, é um lembrete vívido do poder que os eclipses têm sobre o mundo natural.

3. As girafas começaram a galopar

O comportamento peculiar observado nas girafas durante o eclipse solar de 2017 revela um acontecimento peculiar.

No momento da escuridão, que durou dois minutos e 42 segundos, as girafas em um zoológico na Carolina do Sul começaram a galopar nervosamente, um comportamento não característico desses animais.

4. Os sapo gritaram e aves pararam de voar

Durante o eclipse solar de 2001, a caçadora de eclipses Tora Greve testemunhou comportamentos notáveis entre os animais. Na Zâmbia, as rãs começaram a vocalizar intensamente, enquanto as aves de rapina interromperam seus voos circulares.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.