Extinção em massa: 65% dos insetos vão desaparecer em breve

Cientistas relatam que as mudanças climáticas vão afetar negativamente a diversidade biológica da Terra.

Os pesquisadores há muito tempo alertam sobre os efeitos prejudiciais das mudanças climáticas para a diversidade biológica e na quantidade de variação nos genes, espécies e ecossistemas. Um novo estudo revelou que 65% da população de insetos será extinta dentro de um século como resultado da mudança climática.

Leia mais: Agricultura antiga é solução diante das mudanças climáticas

Auroop Ganguly, pesquisador da Northeastern University e co-autor do trabalho, disse que este estudo utilizou modelos orientados por dados para informar previsões mais precisas sobre como as espécies responderão às mudanças climáticas, bem como estratégias mais direcionadas para ajudá-las a se adaptar.

Quais são as previsões para o futuro?

Os cientistas usaram modelos sofisticados para determinar como as populações de insetos de sangue-frio poderiam reagir às futuras flutuações de temperatura ao longo do próximo século. A equipe descobriu que 25 das 38 espécies estudadas seriam mais vulneráveis à extinção, como resultado de mudanças bruscas e incertas de temperatura em seus ecossistemas locais.

De acordo com o estudo, 65% das 38 populações analisadas correm um risco maior de desaparecer nos próximos 50 a 100 anos devido a extremos de temperatura. Os insetos de sangue-frio, em particular, são mais vulneráveis às mudanças de temperatura porque são incapazes de regular sua temperatura corporal.

Por que a extinção dos insetos afeta o nosso planeta?

Cada ser vivo desempenha um papel importante no ecossistema, e os insetos não são exceções. Eles ajudam na produção de frutas, vegetais e flores, polinizando-os, além de decompor matéria orgânica. Além disso, os insetos também auxiliam no controle de pragas nocivas.

De acordo com a Nature Conservancy, os insetos atuam como especialistas em saneamento, limpando o lixo para que o mundo não fique inundado em esterco. Em seus níveis predatórios, eles caçam as pragas. Por exemplo: os pulgões, que são críticos para a saúde das plantas, podem ser controlados naturalmente por insetos como as joaninhas. Se essas populações de insetos desaparecerem, os efeitos na natureza podem ser devastadores.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.