Ei, estudante: editais do SiSU, ProUni e FIES para 2023 foram divulgados
Os programas do MEC podem ser utilizados pelos estudantes que estão com as notas do Enem em mãos.
O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável pela divulgação dos editais do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Nesta sexta-feira, 27, o MEC divulgou os três principais editais para a primeira edição de 2023 de cada programa.
Para ingressar nos programas, os alunos podem utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, que ainda serão divulgadas. O que vale ressaltar é que somente os que já se formaram no ensino médio podem se inscrever, visto que aqueles que ainda estão na escola e fizeram a prova do Enem apenas para testar os conhecimentos, conhecidos como “treineiros”, ainda não podem se inscrever.
SiSU
O edital pode ser visto na íntegra aqui.
As vagas são destinadas aos estudantes de instituições de ensino públicas. Podem participar aqueles que fizeram a prova do Enem em 2022 e tiveram uma nota maior do que zero na redação.
- Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março;
- Resultados: 7 de março.
ProUni
As regras do ProUni podem ser conferidas na íntegra aqui.
O programa é destinado para o oferecimento de bolsas de estudo para universidades particulares. As bolsas podem ser de 50% ou integrais. Para participar, é preciso ter feito pelo menos 450 pontos de média nas provas do Enem 2022. Além disso, não pode ter zerado a redação.
Pessoas com deficiência (PCDs) também têm acesso ao programa, bem como os professores da rede pública de ensino que estejam efetivamente exercendo o magistério da educação básica e sejam parte do quadro de pessoal permanente de alguma instituição de ensino pública.
Outros fatores relevantes são: a comprovação de renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa para a bolsa integral ou no máximo três salários para as bolsas parciais, além de ser obrigatório ter feito o ensino médio completo em escola pública.
Há a opção de bolsa também para quem estudou em escola particular, apesar de as regras serem diferentes.
- Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março;
- Resultado: 7 de março (1ª chamada);
- Resultado: 21 de março (2ª chamada);
- Matrículas para pré-selecionados na 1ª chamada: de 7 a 16 de março;
- Matrículas para pré-selecionados na 2ª chamada: de 21 a 30 de março;
FIES
O edital do FIES pode ser acessado na íntegra aqui.
Destinado para o financiamento dos estudos em instituições de ensino privadas, os estudantes que realizaram o Enem de 2010 em diante – com nota média de 450 ou mais nas provas, bem com nota superior a zero na redação – podem se inscrever no programa.
Também é preciso que a renda familiar mensal bruta seja de no máximo três salários mínimo por pessoa.
- Inscrições: de 7 a 10 de março;
- Resultado: 14 de março.
Comentários estão fechados.