El Niño pode causar diversos estragos em dezembro; veja previsão
Segundo o boletim divulgado pelo Inmet, o El Niño ainda irá provocar diversos estragos nas regiões brasileiras neste ano.
O El Niño deste ano está sendo um dos mais intensos já registrados na história do fenômeno. Segundo o novo boletim do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) sobre o El Niño, seus efeitos ainda serão sentidos em dezembro.
Veja também: Coberta e Netflix: frio de até 5ºC chega ao Brasil NESTE fim de semana.
O fenômeno acontece quando as águas do Pacífico, próximas à Linha do Equador, sofrem um aquecimento acima do normal por um período de seis meses. Com isso, o padrão das chuvas, a circulação do vento e as temperaturas são diretamente afetadas. No Brasil, o El Niño atua na região Norte causando secas de moderadas a intensas, atingindo o nordeste com estiagem de diversas intensidades.
Já no Sudeste, o fenômeno aumenta as temperaturas registradas, principalmente no verão e no inverno. No Centro-Oeste e no Sul, o El Niño é o responsável por chuvas acima da média, além de aumentar o calor no Centro-Oeste.
Tempestades previstas para dezembro
Conforme anunciado pelo boletim do Inmet, o final de novembro e o início de dezembro serão marcados por tempestades resultantes da atuação do fenômeno no Sul, Sudeste e em parte do Centro-Oeste. Nas demais áreas do país, a previsão é de que a seca permaneça.
“Considerando-se a previsão de anomalia de precipitação para o período de 1 mês (15 de novembro a 14 de dezembro de 2023), há indicação de condições mais úmidas do que o normal em partes do norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, centro-sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e em parte do norte do Pará e Amapá”, afirmou o Inmet.
“Para as demais regiões do país, a previsão indica o predomínio de condições mais secas do que o normal, com destaque para a região amazônica, principalmente, no setor mais central e sul da região”, informa outra parte do boletim divulgado.
Além das mudanças nas chuvas, o documento analisa a temperatura do Oceano Pacífico Equatorial, com temperatura média analisada em 3 °C do normal. Com isso, surgem as nuvens carregadas que causam as intensas chuvas nas áreas citadas.
Comentários estão fechados.