Eleições 2022: saiba a ordem de votação na urna eletrônica para este domingo
Está preparado para votar no domingo? Não basta estar em posse do título de eleitor. É preciso saber a ordem de votação! Veja as nossas orientações.
Neste domingo, 2, ocorrem as eleições presidenciais de 2022. Além disso, os brasileiros terão de votar em representantes que irão ocupar outros cargos importantes do corpo político. Todos os cidadãos aptos a votar devem ir às urnas eletrônicas para registrar sua decisão sobre os candidatos que farão parte do Poder Executivo em esferas federal e estadual. Também será necessário escolher os membros para as Câmaras de Deputados e senadores.
Leia mais: Eleições 2022: e-Título servirá também como documento de identidade
Esse é um momento importante para toda nação brasileira, onde todos temos um dever para com a República e com a democracia. Segundo a Suprema Corte Eleitoral, a ordem de votação pode ser alterada.
O próprio Supremo tem orientado ao eleitor que leve uma cola para a votação, pois assim não se colocará sob o risco de esquecer os números dos seus candidatos, afinal de contas, com a quantidade de números e opções para escolher, é totalmente possível que os eleitores esqueçam os seus favoritos. Confira a declaração da Corte:
“O eleitor deve ler com atenção na tela da urna eletrônica o cargo que está sendo indicado para votação. Isso porque se um número errado for digitado – por exemplo, o número de um deputado estadual no campo destinado para deputado federal –, a urna entenderá que a pessoa deseja anular o voto.”
Este ano, uma nova função será atribuída a votação. Será permitido que o eleitor confirme o voto na urna eletrônica. Depois de digitar o número completo do candidato, um segundo depois, será liberada uma confirmação do voto, onde o eleitor pode ter certeza da decisão que está sendo tomada. Em nota, a Corte disse também:
“A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo”.
Tendo conhecimento com antecedência de todas as informações de como as eleições de 2022 irão acontecer, é preciso estar ciente da ordem de votação nos candidatos. O primeiro voto é destinado ao deputado federal. Seu número é composto por quatro dígitos. Em seguida, temos o deputado estadual, com cinco dígitos. O cargo de deputado distrital fica disponível apenas nas votações do DF.
Após estes, vem o cargo de senador. Três dígitos são necessários. Por fim, teremos governador e presidente. Ambos com dois dígitos. Lembre-se que seu voto é único e de extrema importância para exercer a democracia.
Comentários estão fechados.