Eletrodomésticos vilões da conta de energia: saiba quais desligar para economizar

Você pode melhorar alguns hábitos de consumo e até tirar alguns eletrodomésticos da tomada para economizar ainda mais.

Alguns eletrodomésticos são considerados os campeões no consumo de energia elétrica. Para reduzir o consumo em casa, existem algumas estratégias, como investir naqueles com classificação energética mais alta, como os que possuem etiquetas A ou A+, além de criar o hábito de tirar alguns eletrodomésticos da tomada.

É importante praticar bons hábitos de uso consciente, como reduzir o tempo de uso e desligar esses dispositivos sempre que eles não estiverem em funcionamento. Outro cuidado está em realizar manutenção regular em alguns eletrodomésticos e controlar a temperatura dos aparelhos de climatização.

Tire estes eletrodomésticos da tomada

Todos esses cuidados te ajudam a economizar energia e reduzir sua conta de luz. Nem todos os eletrodomésticos podem ser tirados da tomada, isso é certo. Mas, no geral, você pode pensar a forma de uso para economizar de alguma forma.

O primeiro passo está em compreender como esses itens funcionam e, consequentemente, por qual razão eles puxam tanta energia. Quer alguns exemplos? Veja agora quais são os oito eletrodomésticos que podem passar por alguns ajustes se a sua meta é economizar na conta de luz:

1) Chuveiro elétrico: ele consome muita energia porque aquece a água diretamente com eletricidade. Para reduzir o consumo, tome banhos mais curtos e use temperaturas mais baixas.

2) Forno elétrico: requer bastante energia para aquecer e cozinhar alimentos. Use o forno com moderação e escolha preparar alimentos em fogão a gás, micro-ondas ou outros métodos que sejam mais rápidos.

3) Geladeira: fica constantemente ligada para manter uma temperatura baixa, o que consome energia. Certifique-se de que a geladeira esteja bem selada e reduza a abertura frequente da porta.

4) Ar-condicionado: resfriar ou aquecer o ar consome muita energia. Use termostatos programáveis, mantenha as portas e janelas fechadas e faça a manutenção regular do aparelho.

5) Lavadora de louças: usa água quente e energia para lavar pratos. Lave a louça à mão quando possível e utilize programas de lavagem eficientes em termos energéticos.

6) Televisão: TVs maiores e com tecnologias mais recentes tendem a consumir mais energia. Escolha TVs de eficiência energética e desligue a TV quando não estiver assistindo.

7) Fogão elétrico (cooktop): aquece as panelas diretamente por meio de eletricidade. Use panelas adequadas e cozinhe com a tampa para reter o calor.

8) Ventilador: o consumo depende da potência e do tempo de uso. Use ventiladores eficientes e desligue-os quando não estiver em uso.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.