Elon Musk promete que humanos viajarão para Marte em 5 anos

Musk mais uma vez sugeriu uma linha do tempo para uma missão tripulada a Marte.

Não é nenhum segredo que Elon Musk deseja que a humanidade chegue a Marte. O bilionário da tecnologia vem perseguindo esse sonho há cerca de duas décadas e agora está começando a parecer que sua empresa aeroespacial SpaceX acabará tornando isso possível. Até quando? Musk diz nos próximos cinco a dez anos.

Em uma entrevista recente, Musk foi questionado mais uma vez – “Quando você acha que a SpaceX pousará um ser humano em Marte?” Para isso, o CEO da Tesla e da SpaceX respondeu que no melhor cenário possível, a SpaceX poderia colocar um homem em Marte nos próximos cinco anos. O pior cenário pode estender isso para os próximos 10 anos.

O que ainda é louvável, considerando que a discussão é sobre enviar um ser humano vivo e respirando à superfície de outro planeta, uma perspectiva que poderia ter sido extremamente ridicularizada se estivéssemos vivendo apenas meio século antes de hoje. Agora, temos foguetes grandes e imponentes como a nave da SpaceX, que pode tornar o sonho de Musk e muitos outros possível em breve.

Não é como se Musk estivesse sendo otimista demais. Quando o podcaster Lex Fridman fez a pergunta durante a entrevista, Musk a contemplou por uns bons dez segundos. Ele então disse: “o melhor caso é cerca de cinco anos, o pior caso, 10 anos”, palavras suficientes para incitar a excitação nos corações de todos os entusiastas do espaço.

Esta não é a primeira vez que Musk sugeriu uma linha do tempo para os humanos pousarem em Marte. Em uma entrevista à revista Time no início deste mês, Musk disse: “Ficarei surpreso se não pousarmos em Marte em cinco anos”. A linha do tempo tornou-se um pouco mais realista desde então, ao que parece.

Embora deva ser notado que Musk é notoriamente famoso por perder prazos para seus alvos. Com razão, já que suas ambições costumam ser consideradas insanas, pelo menos até que o mundo o veja realizá-las. Desembarcar um homem em Marte é uma dessas aspirações. Criar um foguete grande o suficiente para isso é outra.

Musk parece estar no controle da última metade. Em sua entrevista recente, ele destacou como os determinantes para a tarefa monumental incluem “engenharia de foguetes”. Ele aproveitou a chance para mencionar a grandeza da Nave Estelar, chamando-a de “o foguete mais complexo e avançado que já foi feito.” “É realmente o próximo nível”, disse ele.

Musk explicou que o nível de otimização na nave estelar é o que é crucial para esta missão. O foguete é capaz de minimizar o custo por tonelada por órbita “e, em última análise, o custo por tonelada na superfície de Marte”, explicou Musk.

Embora isso seja crucial para a missão. Este, é claro, não será o único fator que moldará uma viagem tripulada a Marte. Embora pareça que Musk, assim como outras agências associadas ao empreendimento, ainda tem tempo para descobrir tudo isso.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.