Em 2023, profissionais qualificados almejam mudar de emprego; aqui é possível entender o fenômeno
Pesquisa realizada recentemente afirma que muitos profissionais desejam mudar de emprego ainda em 2023. O que tem acontecido?
A pesquisa realizada recentemente pela Robert Half apontou que profissionais qualificados estão em busca de novos empregos para este ano. A empresa realiza o trabalho de seleção e recrutamento de candidatos para o mercado de trabalho e, por entrevista, afirmou que 39% dos profissionais pretendem ir em busca de uma nova oportunidade. Foram entrevistados 1.161 profissionais: recrutadores, profissionais desempregados e profissionais empregados em diferentes regiões do Brasil. Continue lendo e confira sobre os profissionais em busca de mudança de carreira.
Mudança de carreira tem sido um fenômeno frequente
O índice identificado pode causar flexões sérias no mercado de trabalho. A pesquisa demonstrou que 4% dos profissionais qualificados ficaram desempregados nos últimos três meses do ano passado, com a média profissional de 25 anos de idade e ensino superior. No geral, o desemprego atingiu 8,7%, garantindo as taxas mais baixas do mercado desde 2015. Estes números podem representar mudanças significativas quando o assunto é trabalho.
Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half na América do Sul, comentou sobre o assunto:
“As taxas de desemprego cada vez mais baixas nos aproximam do que podemos chamar de um ‘mercado de candidatos’, no qual são eles os protagonistas das relações de trabalho. As prioridades mudaram nos últimos anos e podemos enxergar o reflexo disso nesse desejo por movimentação profissional”, afirmou.
Profissionais almejam mudar de emprego em 2023
O estudo organizado pelos pesquisadores demonstrou profissionais que estão dispostos a ir em busca de empregos que condizem com o momento que vivem e que se encaixe completamente no perfil pessoal.
Ao perguntar quem estaria disposto a mudar de empresa e buscar novas oportunidades, 61% dos entrevistados garantiram que pretendem realizar mudanças dentro da mesma área. Outros 39% dos entrevistados disseram ter interessem em buscar nova área profissional para atuar.
Resultado da pesquisa
Entre os dados, foi possível ter os seguintes resultados durante o estudo como possíveis motivações para a mudança de carreira:
Para quem deseja mudar de empresa
- Novos desafios – 48%
- Salário maior – 53%
- Melhores oportunidades para crescer – 72%
- Benefícios melhores – 35%
- Trabalho híbrido ou remoto – 33%
Para quem deseja mudar de profissão
- Flexibilidade – 35%
- Salário maior – 71%
- Realização pessoal – 47%
- Maior qualidade de vida – 51%
- Buscar algo novo – 38%
Comentários estão fechados.