Em 2024 acontecerá um eclipse solar total ainda mais emocionante que o último, de 2017
De acordo com os astrônomos, o motivo é a maior aproximação com o chamado máximo solar.
Cientistas têm avisado que no próximo dia 8 de abril ocorrerá um eclipse solar total, evento astronômico no qual a Lua encobre completamente o Sol, basicamente transformando o dia em noite.
Esse fenômeno poderá ser visto com clareza na América do Norte, em termos parecidos com o que ocorreu em 2017, última vez em que um eclipse do tipo aconteceu.
Porém, o eclipse solar total de 2024 deve ser mais “emocionante”, devido ao caminho que os astros devem percorrer, de acordo com astrônomos que têm analisado a preparação para o evento.
Quais são as diferenças?
Comparação entre os “caminhos” dos eclipses de 2017 e desse ano. (Imagem: Ernest Wright/ Estúdio de Vizualização Cientifica da NASA/reprodução)
Resumidamente, o eclipse solar total do próximo dia 8 de abril deve ter uma largura maior que o de 2017. Ou seja, o caminho percorrido pelo Sol nos céus, completamente coberto pela Lua, vai ser mais extenso.
Além disso, esse novo eclipse poderá ser visto em cidades mais densamente povoadas da América do Norte, possibilitando que mais pessoas observem o fenômeno. A estimativa é de que 31,6 milhões de espectadores possam ver esse espetáculo celeste.
Outra diferença está no tempo de duração que o eclipse poderá ser visto. Em 2017, o fenômeno durou 2 minutos e 42 segundos em seu ponto mais alto. Neste ano, o período médio está sendo calculado em 4 minutos e 26 segundos.
Por fim, os cientistas também apontam que em 2024 o eclipse solar total ocorrerá no momento em que o máximo solar estará em seu pico. Em outras palavras, o Sol estará mais forte, abrilhantando literalmente o fenômeno.
A Nasa anunciou que durante o eclipse total deste ano vai realizar estudos, lançando aviões de alta altitude, foguetes de exploração e outros instrumentos de observação para aferir a influência do eclipse e do próprio Sol na Terra.
Ações semelhantes já haviam sido realizadas no eclipse de 2017 e no ano passado, durante o Eclipse Solar Anular.
Comentários estão fechados.