‘Em anexo’ ou ‘anexo’?

0 18

Quando estamos escrevendo um e-mail e precisamos anexar documentos, sempre surge aquela dúvida de como se referenciar ao que está sendo anexado no corpo do texto, seja em situações cotidianas, no trabalho ou na escola e faculdade. É importante compreender os contextos para não errar o emprego de ‘em anexo’ ou ‘anexo’, pois ambas expressões estão corretas na língua portuguesa, mas possuem suas regras específicas de utilização.

Devemos empregar o termo ‘anexo’ sem a preposição ‘em’ quando se está referenciando um adjetivo, de modo que se atribui ao sujeito ou outro substantivo da sentença o termo como uma característica. Nesse caso, ‘anexo’ deve concordar em o gênero e número com o restante da sentença, veja os exemplos:
Os documento seguem anexos ao e-mail.
As matérias estão anexas.
O contrato está anexo.

Ao passo que a expressão ‘em anexo’, se comporta como uma locução adverbial de modo. A expressão é invariável, por isso, não é preciso concordar em gênero e número, veja:
Em anexo estão todos os documentos.
O trabalho de matemática segue em anexo.
Os artigos escritos seguem em anexo.

Além dessa expressão, é correto utilizar a expressão ‘no anexo’, em que ‘anexo’ se comporta como um substantivo, que deve concordar com o gênero e número, confira os exemplos:
O documento está no anexo enviado.
Os contratos foram enviados nos anexos.

Portanto, fique atento a cada uma dessas formas e não tenha medo ou dúvidas ao enviar e-mail no trabalho ou no seu ambiente escolar ou acadêmico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.