Em busca de um sorriso saudável: conheça os PRINCIPAIS riscos à sua saúde bucal
Saúde bucal é um tema importante que precisa ter maior visibilidade, pois a falta de higiene adequada influencia a qualidade de vida das pessoas.
Na última quarta-feira, 25, comemoramos o Dia Nacional da Saúde Bucal, data criada para destacar a relevância da saúde bucal e, sobretudo, enfatizar a importância da prevenção dos problemas associados a ela. A cavidade oral desempenha funções essenciais que impactam diretamente a saúde geral do corpo.
Além de seu papel vital na fala, mastigação e respiração, a boca é uma grande abertura do organismo com contato direto com o ambiente externo, tornando-se uma porta de entrada para bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde.
Nesse sentido, a manutenção de uma boa higiene bucal reduz significativamente o risco de desenvolver problemas dentários e orais, no geral.
De antemão, vale destacar que as condições bucais estão diretamente relacionadas ao tabagismo, ao consumo de álcool, aos hábitos alimentares inadequados e outros costumes prejudiciais.
(Imagem: divulgação)
Dados alarmantes sobre a higiene bucal
Conforme relata a Dra. Anna Karolina Ximenes, profissional em odontologia da IGM Odontopediatria, uma pesquisa conduzida pelo IBGE em 2020 revelou que 53% dos brasileiros utilizam o fio dental, escova de dentes e creme dental. No entanto, 89% realizam a higienização bucal menos de duas vezes ao dia.
Esses números resultam em estatísticas alarmantes: mais de 34 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais já perderam 13 dentes ou mais, e aproximadamente 14 milhões de indivíduos ficaram desprovidos de todos os dentes. Segundo a dentista, isso ocorre devido a equívocos comuns em relação à saúde bucal das pessoas.
Entre esses erros estão uma higiene bucal confortável, uma alimentação desequilibrada, uma negligência em fazer visitas regulares ao dentista e o uso excessivo de tabaco e álcool.
Tais equívocos podem levar a uma série de problemas bucais, como cárie, gengivite e até perda de dentes, já citada. Portanto, é essencial que tenhamos consciência dessas falhas de higiene e tomemos medidas para evitá-las, garantindo uma saúde bucal melhor e mais rigorosa.
Comentários estão fechados.