Embaixo ou em baixo?

Embaixo ou em baixo? Que tal conferir mais uma resposta do site Escola Educação? Fique atento à explicação que preparamos para você e bons estudos!

0

Embaixo ou em baixo? Que tal conferir mais uma resposta do site Escola Educação? Fique atento à explicação que preparamos para você e bons estudos!

Veja bem: a única forma correta de escrever o vocábulo em questão é embaixo! Assim, tudo junto!

A palavra embaixo é morfologicamente classificada como um advérbio de lugar, devendo ser utilizada todas as vezes que quisermos transmitir ideia de posição de inferioridade, isto é, algo que está em lugar inferior a outro: abaixo, debaixo, inferiormente. Além dessa acepção, pode significar também uma posição de inferioridade, fracassado ou por baixo. Confira os exemplos:

Os sapatos foram deixados embaixo da mesa.

Do vigésimo andar, os carros lá embaixo se parecem com miniaturas.

Deixei um bilhete para você embaixo do vaso de flores.

Ele já foi um ator famoso, mas hoje em dia está embaixo.

A palavra embaixo é formada por justaposição, isto é, dois vocábulos que se unem em uma só palavra: em + baixo = embaixo. Como locução adverbial embaixo de, é sinônimo de debaixo de, sob e abaixo de, se referindo a uma posição inferior. Vale lembrar que a expressão “em baixo” existe, mas deve ser utilizada apenas quando a palavra baixo assumir a função de um adjetivo. Veja:

Eu não preciso gritar para ser ouvida. Continuarei a apresentação em baixo tom de voz.

As flores foram pintadas em baixo relevo.

Luana Alves
Graduada em Letras

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.