Embate na justiça faz Heinz perder título de 'melhor maionese no Brasil'

Hellmann's acionou o Conar e órgão decidiram a quem pertence o título de maior destaque.

Uma disputa de gigantes no setor alimentício brasileiro ganhou novos rumos recentemente. A Hellmann’s e a Heinz entraram em conflito sobre o uso do slogan que designa a Heinz como a ‘melhor maionese do Brasil’. A disputa foi encerrada com a conclusão do julgamento no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), cuja decisão foi tornada pública recentemente.

A Heinz aderiu ao uso da expressão em suas campanhas promocionais após um teste às cegas conduzido pelo jornal O Estado de S. Paulo. No mês de abril de 2023, o veículo reuniu um painel de cinco jurados, incumbidos de determinar a superioridade entre as maioneses disponíveis no mercado brasileiro e que são destaque do setor. As amostras de maionese foram apresentadas de maneira anônima ao júri, permitindo que o grupo as avaliassem sem conhecer suas origens.

Após a avaliação, a maionese da Heinz obteve a primeira colocação no teste. A Hellmann’s, que foi quem acionou a justiça, por sua vez não chegou nem em segundo lugar. A ficou em terceira colocada no ranking, sendo superada também pela Hemmer. Com a Heinz incorporando a decisão do júri como destaque em suas campanhas, a Hellmann’s optou por iniciar uma ação legal contra a marca.

Foto: Divulgação/Heinz

Saiba qual foi a decisão tomada pelo Conar

Mesmo com a decisão do júri sendo tomada de forma anônima e imparcial, a Hellmann’s se incomodou a ponto de acionar a justiça. Na opinião da marca, a Heinz não poderia se basear na pesquisa do jornal O Estado de S. Paulo para se intitular a melhor do país.

No entanto, ao ponderar os argumentos apresentados pela Hellmann’s, o Conar determinou que a Heinz pode sim manter o uso do slogan. Contudo, a marca está obrigada a identificar a fonte que respalda a alegação de ser a melhor maionese do Brasil. A condição estabelecida é que a informação sobre a fonte da afirmação seja disposta ‘de maneira evidente e facilmente visível’ em seus produtos.

Em acréscimo às considerações já expostas, a Heinz necessita divulgar a metodologia da pesquisa que respalda a afirmação de ser o melhor produto do mercado. No entanto, o Conar determinou a suspensão do emprego do slogan ‘maionese líder’ em suas campanhas.

O entendimento que norteou a decisão foi a falta de respaldo em uma pesquisa que sustentasse a alegação da marca. Em última análise, os conselheiros do Conar argumentaram que a publicidade poderia induzir o consumidor a cometer um equívoco, escolhendo o produto apenas com base na alegação.

E aí, qual das marcas é a sua preferida?

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