Embora a IA esteja em alta, Vint Cerf não aconselha que executivos invistam muito nesse momento
Se você está amando as novidades da IA, saiba que há algumas questões que não são tão favoráveis como parecem.
Já faz algum tempo que a Inteligência Artificial vem ganhando muito espaço nos negócios. Depois que houve a criação do ChatGPT, o mercado aqueceu mais ainda. No entanto, o evangelista-chefe do Google e “pai da internet” Vint Cerf, aconselhou aos executivos para serem cautelosos quanto aos negócios que envolvam investir em IA. Saiba abaixo mais detalhes desse assunto.
Entenda o porquê de Cerf aconselhar que executivos não invistam tanto na IA
Cerf citou, em uma conferência, sobre a IA de conversação Bard do Google anunciada recentemente. Para ele, embora seja um avanço tecnológico, ela nem sempre funciona da maneira como gostaríamos.
Já para John Hennessy, presidente da Alphabet, os sistemas de IA estão bem distantes de serem, de fato, amplamente úteis e que ainda há muitos problemas para serem considerados. Como exemplos disso, ele citou a imprecisão e toxicidade.
Mas, afinal, qual é a opinião de Cerf sobre esse assunto?
Bom, para Cerf, essa tentação de investir muito nessa nova tecnologia pode não ser uma boa ideia neste momento. Só porque parece “ser legal” não significa que ela funcione bem o tempo todo.
Ele expõe dizendo que o pensamento de querer vender essa tecnologia para grandes investidores acaba sendo sinônimo de possuir muito dinheiro, mas isso pode ser uma jogada muito arriscada.
Ele acrescenta que é necessário ser honesto com as pessoas, deixando claro que nem sempre é possível prever o que vai acontecer com essas tecnologias. Cerf fez questão de dizer isso para deixar claro que a ganância humana existe.
Qual a experiência de Cerf sobre os Chatbots?
Ele compartilhou uma de suas experiências: Cerf diz que uma vez pediu a IA que adicionasse um emoji no final de cada frase, mas ela não fez isso e, então, se desculpou. Concluiu-se, então, que estamos longe da consciência e da autoconsciência.
Cerf diz que os engenheiros tecnológicos, inclusive ele, devem encontrar alguma maneira de domar essas tecnologias para que elas não causem tantos danos, até porque há uma lacuna entre o que a IA diz que fará e o que ela faz.
Comentários estão fechados.