Empréstimo consignado do Auxílio Brasil já está liberado; veja as regras
A regulamentação do empréstimo foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 27 de setembro.
O empréstimo do Auxílio Brasil foi regulamentado pelo Ministério da Cidadania na última terça-feira (27), seis meses após sua apresentação como medida provisória e um mês depois de virar lei. Com isso, os bancos e instituições financeiras já estão autorizados a oferecer o serviço. Portanto, acompanhe a leitura e veja quais são as regras desse empréstimo.
Leia mais: Antecipação de datas das parcelas do Auxílio Brasil até dezembro
Empréstimo do Auxílio Brasil – Tudo que você precisa saber
De acordo com o Governo Federal, o intuito da aprovação do empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil é permitir que esses brasileiros que estão sem acesso a crédito (muitos deles endividados) possam reorganizar suas finanças e buscar autonomia.
O que é a modalidade de empréstimo consignado?
Antes de optar por esse empréstimo, é importante que você saiba do que se trata. Basicamente, é um tipo de crédito cedido em que o desconto das parcelas é feito diretamente no contracheque ou benefício da pessoa que o contratou. Nesse caso, os descontos serão feitos diretamente na parcela do Auxílio Brasil.
Por ser um desconto direto na remuneração, os bancos e instituições financeiras asseguram que as parcelas serão pagas. Porém, esse tipo de empréstimo é perigoso, principalmente para as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, por ter a possibilidade de comprometer necessidades básicas devido ao desconto no benefício.
Valor máximo das parcelas
O valor das parcelas do empréstimo deve ser de até 40% do valor do benefício, que é de R$ 400. Sendo assim, o beneficiário poderá adquirir um empréstimo cujas parcelas sejam de até R$ 160 mensais, em um prazo máximo de 2 anos. Os juros, por sua vez, serão de até 3,5% ao mês.
Educação financeira
O Ministério da Cidadania informou que irá ofertar ações de educação financeira, além de oferecer o crédito. Desse modo, ao contratar o serviço, os beneficiários terão que responder a um questionário que servirá para mensurar os conhecimentos sobre o tema e a capacidade do cidadão de administrar o empréstimo.
Como contratar o empréstimo do Auxílio Brasil?
Os interessados deverão procurar um banco ou instituição financeira para solicitar o serviço. Atualmente, os bancos que estão trabalhando para ofertar o serviço são: Caixa, Safra, Agibank, Banco do Brasil e Banco PAN. Essas instituições ainda estão analisando e avaliando como e se irão oferecer o empréstimo.
Comentários estão fechados.