Empréstimos via telefone contribui para golpes, diz advogado
Ao redor do Brasil, muitos cidadãos têm recebido ligações que contém ofertas de empréstimos pessoais. No entanto, é necessário ter muito cuidado
Ao redor do Brasil, muitos cidadãos têm recebido ligações que contém ofertas de empréstimos pessoais. No entanto, é necessário ter muito cuidado nestes momentos, pois, pode ser que você esteja sendo vítima de um golpe.
O advogado Victor Paulo Ramuno, coordenador do Procon Consórcio ABC, recomenda nunca aceitar tais propostas ou conceder acesso aos seus dados pessoais.
Não há nenhuma necessidade de fornecer endereço, RG, CPF ou demais informações, pois ao dar-lhes seus documentos, a chance de ocorrer um golpe aumenta. Um contrato onde as informações pessoais são listadas se torna muito mais difícil e demorado para contornar a situação. ” Os bancos alertam que não fazem busca dos clientes ou pedem qualquer tipo de dado pessoal por esses canais digitais. Portanto, não atenda ao telefone, não dê atenção para essas propostas”, orienta.
Ramuno explica que após fornecer as suas informações, ao menor sinal expresso, o contrato já é fechado, e quando o dinheiro é depositado, iniciam as cobranças. “Percebeu que entrou um dinheiro desconhecido na conta, não utilize.
Ao utilizar, você automaticamente aceitou o empréstimo e para anular o contrato é preciso devolver a quantia debitada”, comenta.
Outra dica importante é pesquisar as propostas realizadas. Caso surja um imprevisto, e o indivíduo necessite de recursos, vá pessoalmente a uma agência bancária, não contate via telefone ou redes sociais.
Além disso, é necessário ficar atento a “venda casada” de produtos. Confira se está incluído na proposta cartões de créditos, seguros, ou planos odontológicos.
Comentários estão fechados.