Encontros modernos: pais japoneses estão indo a encontros no lugar dos filhos
Pais japoneses buscam amor para filhos solteiros através de eventos de busca de parceiros, enfrentando pressões sociais e tradições únicas.
No Japão, os pais estão tão preocupados com a vida amorosa encalhada dos filhos que eles começaram a frequentar eventos que buscam o par perfeito no lugar de seus descendentes.
Embora pareça incomum, os eventos para desencalhar os filhos é um sucesso no país asiático. Muitas famílias se reúnem para avaliar os pretendentes e tentar encaminhar os relacionamentos dos filhos, principalmente daqueles que já passaram dos 30 anos.
Em volta de diversas mesas, os pais compartilham com orgulho as características dos filhos, enaltecendo as qualidades que podem compor uma boa família.
“A ideia de que é aceitável que os pais ajudem os filhos a casar dessa forma se tornou mais difundida”, disse uma das organizadoras dos encontros à CNN.
O Japão é conhecido por suas tradições e pelo seu grande poder de influência da família nas decisões dos filhos. Mas a prática do momento envolve outras questões socioeconômicas do país, como a falta de experiência e de tempo para relacionamento devido à dedicação extrema à carreira profissional.
As questões socioeconômicas dos eventos de encontros
Nos últimos anos, o país apresentou uma queda populacional e os números de matrimônios também não são animadores. De acordo com a CNN, o ano de 2021 já apresentava o menor número de casamentos registrados desde a época da Segunda Guerra Mundial.
Da mesma forma, as pessoas estão se casando mais tarde: 34 anos para os homens e 31 para as mulheres. Para completar o problema, a taxa de fertilidade também está em queda, com a marca de 1,3.
Para reverter essa situação, o governo está estudando políticas e incentivos financeiros para estimular a natalidade entre a população japonesa.
No entanto, “não se trata realmente de uma questão de os casais terem menos filhos. Em primeiro lugar, trata-se de saber se as pessoas vão se casar”, comentou James Raymo, especialista em estudos asiáticos da Universidade de Princeton.
Por isso, algumas empresas criaram eventos com foco em relacionamentos. Eles popularizaram novas situações que promovem os encontros amorosos, como o speed dating e os encontros direcionados às famílias dos pretendentes.
(Imagem: Junko Fukutome/CNN/Reprodução)
Como funcionam os eventos para casar os filhos
Organizados por empresas especializadas em encontros, esses eventos atraem os pais mais angustiados para encontrar uma solução para a vida dos filhos. Para participar do evento, cada família paga cerca de R$ 476.
Basicamente, e como já foi citado, o evento foi criado para que os pais façam diversas apresentações sobre os filhos, enquanto observam outros “currículos” dos pretendentes.
Esse momento é uma grande oportunidade para que as famílias se conheçam e já encontrem os pontos em comum com o núcleo familiar. Normalmente, as reuniões sempre são realizadas em grandes espaços para conseguir receber todos os pais interessados em casar os filhos.
Apesar de ser uma situação inusitada, os eventos para casar os filhos demonstram a preocupação dos pais com o bem-estar dos entes queridos e, da mesma forma, buscam uma solução para uma questão social do país.
Comentários estão fechados.