Enem 2019 abre Inscrições. Cadastro vai até 17 de maio!
Fique atento! O prazo para inscrições no Enem vai até 17 de maio, pelo site oficial da prova. A taxa de inscrição é de R$ 85.
Nesta segunda-feira (6) foram abertas a inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os candidatos têm até 17 de maio para se inscrever para as provas que serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Entre outras mudanças para este ano, lanches levados pelos candidatos serão revistados.
Taxa de inscrição e isenção
A taxa de inscrição deste ano é de R$ 85, e deve ser paga entre os dias 6 e 23 de maio em agências agências bancárias, casas lotéricas ou correios.
O prazo para pedir a isenção da taxa do Enem terminou no dia 10 de abril.
Ao todo, 3.687.527 estudantes solicitaram a isenção. As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Esses candidatos estão inclusos nos seguintes casos:
- Estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): os inscritos no CadÚnico são amparados pelo Decreto nº 6.135/2007, que concede isenção para participantes com renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos. É preciso ter um Número de Identificação (NIS) válido para que a consulta seja feita na Receita Federal.
- Estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas: esses ganham isenção automaticamente quando fazem a inscrição no Enem.
Inscrições Enem 2019
Para se inscrever, os candidatos devem fazer cadastro no site oficial do Enem. Na página você vai se deparar com um processo de inscrição diferente de anos anteriores, sendo que deverá seguir orientações apontadas por um sistema de ajuda virtual chamado “Nanda”, que irá solicitar o número do CPF e RG.
Logo após o cadastro, será criada uma senha de acesso ao site que também permitirá verificar o cartão de confirmação e os resultados do candidato.
Também é preciso, no momento de inscrição, informar um número de celular e e-mail válidos para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, envie comunicados.
De acordo com o Inep, até 17 de maio será possível atualizar dados de contato, trocar o município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico.
Para os candidatos que precisam de atenção diferenciada, como pessoas com deficiência ou lactantes, o prazo para a solicitação é também até 17 de maio.
Além disso, entre 20 e 24 de maio, será possível fazer a solicitação de atendimento pelo nome social, caso o participante transexual prefira não ser chamado pelo nome do registro civil.
Local de prova
O cartão de confirmação será disponibilizado somente em outubro. Nele, haverá um resumo das principais informações para o candidato: número de inscrição; data, hora e local das provas; dados sobre atendimento especializado (se solicitado); e opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Confira Calendário do Enem 2019
- Inscrições: 6 a 17 de maio
- Pedido de atendimento especial: 6 a 17 de maio
- Pedido de uso de nome social: 20 a 24 de maio
- Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio
- Provas: 3 e 10 de novembro
- Gabarito: 13 de novembro
- Resultado individual: janeiro de 2020
Estrutura das provas
O exame está previsto para acontecer em dois domingos: 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
- duração: 5h30
No segundo domingo, dia 10 de novembro, serão aplicadas as questões de:
- Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.
- duração: 5h
Novidades do Enem 2019
Neste ano o Inep guarda algumas novidades para o Enem, como, por exemplo, os candidatos terão seus lanches revistados, sendo esta uma medida para evitar fraudes.
Fique por dentro de outras novidades para o Enem 2019:
- inclusão opcional de foto na inscrição;
- espaço com linhas para rascunho da redação;
- espaço para cálculos no final do caderno de questões;
- surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear;
O ENEM serve para concluir o ensino médio?