Enem 2023: as inscrições terão início nesta segunda-feira, 5

Os candidatos têm até o dia 16 deste mês para realizar a inscrição, que será feita exclusivamente online. Veja mais detalhes!

Começa nesta segunda-feira, 5, o período de inscrições para o Enem 2023. Desta vez, os candidatos terão até as 23h59 do dia 16 de junho para realizar a inscrição de forma totalmente online. Para isso, é necessário acessar a Página do Participante com a mesma conta criada para o Gov.br.

É importante lembrar que mesmo aqueles que obtiveram isenção da taxa terão que se inscrever. Em contrapartida, os candidatos que não foram contemplados com a isenção terão até o dia 21 de junho para efetuar o pagamento do boleto de R$ 85.

Assim como aconteceu em 2022, o Inep também vai aceitar o pagamento instantâneo da taxa por meio do Pix. O alerta da instituição é para que os candidatos possam se atentar ao limite estipulado para não correr o risco de perder a inscrição e ficar de fora da prova.

Por fim, o MEC (Ministério da Educação) informou que, a partir deste ano, a versão digital do Enem não será mais aplicada devido à baixa procura nos anos anteriores.

Período de solicitação para atendimento especial e atendimento pelo nome social

Para o tratamento pelo nome social e para o atendimento especial, o calendário de inscrições será o mesmo, começando nesta segunda-feira, 5, e se estendendo até o dia 16 de junho.

A resposta da solicitação será divulgada no dia 26 de junho, com a opção de recurso disponível até o dia 30 de junho. Se o candidato optar por recorrer da resposta oferecida pela instituição, o resultado final será disponibilizado no dia 5 de julho.

O Enem 2023, de acordo com o edital, oferece a possibilidade de solicitar atendimento especial, que engloba pessoas com diferentes necessidades:  como baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência mental (intelectual), dislexia, autismo, déficit de atenção, surdocegueira e visão monocular.

No que diz respeito à opção de tratamento pelo nome social, vale salientar que essa possibilidade é destinada a participantes que se identificam e desejam ser reconhecidos socialmente de acordo com sua identidade de gênero, sendo aplicável a pessoas transexuais, travestis ou transgênero.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.