Enem 2024: estes são os conteúdos que mais caem na prova
Prova é muito esperada pelos estudantes que buscam uma vaga em cursos universitários.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é organizado pelo Ministério da Educação e visa viabilizar vagas a estudantes no ensino superior, tanto em instituições públicas quanto privadas. Porém, conquistar uma boa nota exige comprometimento e muito estudo.
Um dos pontos importantes para quem vai prestar a prova do Enem é conhecer os tópicos mais comuns. Em 2024, as provas serão nos dias 3 e 10 de novembro, com a redação aplicada no primeiro domingo do exame. A
Aprova Total, plataforma online especializada na preparação de alunos, levantou quais são os temas mais frequentes das questões, informação indispensável para nortear o estudo.
Ciências humanas e suas tecnologias
De acordo com o levantamento, na disciplina de Geografia, o Enem tem 12,7% de abrangência de temas como Espaço Agrário e Geopolítica. O assunto Espaço Urbano está em segundo lugar, com 10,6% de frequência.
Já na área de Filosofia, a Filosofia Antiga chega aos 23,6%, a mais tratada na prova.
Enquanto isso, em Sociologia, o destaque está em Movimentos Sociais, além de Estado e Cidadania, tópicos com frequência de 16% nas provas.
Quando o assunto é História, o Brasil Colônia e a Idade Moderna são os temas mais abordados, com 13,7% das questões.
Linguagens e Códigos
Na área de Linguagens e Códigos, os gêneros textuais estão em 40% das questões do Enem, ou seja, merecem uma atenção especial dos estudantes. Já a introdução à Língua Portuguesa tem 23,1% de espaço na prova.
Por sua vez, em interpretação de texto, a literatura contemporânea, com 33,3%, é a mais frequente, seguida por letras de música e poesias, com 28,3%.
No idioma inglês, 95,1% das questões são de gramática, enquanto o Espanhol tem 91,1% das questões voltadas para este tema.
Já a redação do Enem tem uma abordagem específica, com textos dissertativos. Nesse caso, a capacidade argumentativa é uma das principais apostas para ir bem na prova.
Matemática
A Matemática Básica é o tema mais exigido para os alunos, com 34% do total das questões. Em seguida, Estatística apresenta 12,5% e é o segundo item mais cobrado na prova do Enem.
Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia
Eletrodinâmica se destaca com 20,3% das questões na prova de Física. Já na parte de Química, o assunto sobre moléculas e propriedades está com 9,7% de frequência nas questões.
Na Biologia, a Ecologia encabeça as questões mais frequentes no Enem, com 26,2% no total.
Comentários estão fechados.