Enem 2024: inscrições começam hoje (27); saiba como participar

Ministério da Educação e Inep estão elaborando um calendário estendido para atender aos estudantes do Rio Grande do Sul, que foram afetados pela tragédia climática.

As inscrições para a edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram início nesta segunda-feira (27) e devem ficar abertas até o dia 7 de junho.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o certame, esse prazo de inscrições deve ser estendido para os estudantes do Rio Grande do Sul, diretamente afetados pela calamidade climática que atinge o estado.

Como é de conhecimento geral, o Enem é considerado a maior forma de ingresso em universidades públicas e privadas do país, funcionando como uma espécie de super vestibular.

Por meio das notas obtidas no exame, os estudantes podem se inscrever em programas como Sisu, ProUni e Fies.

Podem se inscrever e realizar o Enem candidatos que tenham concluído o ensino médio, não importa há quanto tempo, desde que tenha sido por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Como participar do Enem 2024?

Para se inscrever no Enem 2024, os interessados devem acessar a Página do Participante, onde, por meio de uma conta no sistema Gov.br, podem fazer seu cadastro.

A efetivação do cadastro e consequente inscrição depende do pagamento de uma taxa de R$ 85, que deve ser paga até o dia 12 de junho próximo.

Porém, estudantes de baixa renda que comprovarem sua situação financeira podem ser contemplados com a isenção dessa taxa. Da mesma forma, os participantes do Rio Grande do Sul já têm a isenção concedida automaticamente.

Se tudo ocorrer como previsto, as duas etapas do Enem 2024 devem acontecer nos dias 3 e 10 de novembro, respectivamente. Já os resultados do exame só vão sair no início de 2025.

Você vai fazer o Enem? Então confira este artigo especial que traz dicas de aplicativos que podem auxiliar nos seus estudos.

*Com informações da EBC – Agência Brasil.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.