Enem 2024 vai mudar? Veja o que esperar do Exame ano que vem
Com o novo Ensino Médio cada vez mais perto, os alunos começaram a se questionar sobre as possíveis mudanças no Enem do próximo ano.
A reforma do Novo Ensino Médio está cada vez mais próxima de acontecer, gerando uma grande preocupação nos estudantes em relação à próxima edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o modelo da prova se manterá em 2024.
Veja também: Secretários pedem ao MEC, adiamento de mudanças do Novo Ensino Médio.
No entanto, há previsão para que o Enem passe a ter um novo formato a partir de 2015. Um dos pontos que poderá ser alterado é a inserção de questões discursivas, como já aplicada pela Fuvest ou a Comvest. Porém, muitos alunos já estão sendo impactados pela nova grade curricular, principalmente os da rede pública.
O novo modelo foi planejado para ser implementado gradativamente, se arrastando desde 2022, com a prática de disciplinas que não serão inseridas no atual modelo do Enem. Além disso, as matérias ainda ofertam assuntos que não serão exigidos nas provas.
Novo modelo do Ensino Médio
A nova proposta do ensino médio aumenta a carga horária de 2,4 mil para 3 mil horas ao longo dos três anos de ensino. Esse aumento seria preenchido também com disciplinas optativas. Assim, metade das aulas seriam obrigatórias e iguais para todos os alunos. Nessa parcela, os alunos teriam as seguintes matérias: matemática, português, física, química, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia.
Já a outra parcela dos estudos seria escolhida pelo próprio estudante, em relação aos assuntos que ele deseja se aprofundar, chamados de itinerários formativos. Eles são divididos entre quatro áreas:
- Linguagens;
- Ciências Humanas e Sociais;
- Ciências da Natureza;
- Matemática.
Quais mudanças podem acontecer no Enem?
Caso o Novo Enem seja realizado em 2025, o exame irá mudar conforme a grade curricular do ensino médio. O primeiro dia de prova seria igual para todos os alunos, com questões interdisciplinares. No segundo dia, as provas serão feitas conforme as áreas optativas.
Além disso, seriam exigidas questões discursivas e enunciados sobre a língua inglesa. O modelo atual conta com redação e 90 questões de linguagens e ciências humanas no primeiro dia.
Já no segundo dia, são 90 questões sobre matemática e ciências da natureza. Os alunos podem escolher a língua estrangeira de sua prova, sendo possível optar entre inglês ou espanhol.
Comentários estão fechados.